Astronomia, sombras e outros Conhecimentos Científicos no Ensino Médio

  • Guilherme Cândido IFC
  • Letícia de Campos IFC
  • Angelo Frozza IFC

Resumo


A verticalização das construções traz diversos problemas, que variam desde distúrbios de humor até osteoporose e doenças respiratórias. Esses problemas acontecem devido ao mau planejamento dos novos prédios que bloqueiam a luz solar em casas, praças e praias. Uma das maneiras de solucionar tal problema é através da conscientização da comunidade. Isto pode ser feito através da inserção de conceitos de Astronomia no Ensino Médio. Para tanto, propõe-se o uso de softwares que podem ter sua aplicação adaptada, tendo como consequência a melhor compreensão das matérias associadas, como Física e Matemática.

Referências

BASSANI, L. T. et al. Possibilidade de inserção da Astronomia no Ensino Fundamental e Médio como tema transversal para contextualização entre disciplinas e o cotidiano. In: MOSTRA DE PESQUISA E EXTENSÃO DO IFC - MPE, 2., Rio do Sul, 2012. Anais... Rio do Sul: IFC, 2012.

DIAS, C. A. C. M.; RITA, J. R. A. Inserção da Astronomia como disciplina curricular do ensino médio. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia – RELEA, n. 6. 2008. p. 55-65.

MOREIRA, J. L. K. Sombra de Prédios e Torres em Cidades e de Montanhas na Região Rural. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 1, mar., 2003. p. 62-73.

BERNARDES, Adriana Oliveira. Introduzindo textos com temas de Astronomia em sala de aula através da coluna Astronomia e Educação. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 10., Curitiba. Anais... Curitiba: PUC-PR, 2011.
Publicado
28/07/2014
Como Citar

Selecione um Formato
CÂNDIDO, Guilherme; DE CAMPOS, Letícia; FROZZA, Angelo. Astronomia, sombras e outros Conhecimentos Científicos no Ensino Médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 2. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 77-80. ISSN 2763-8766.