Astronomia, sombras e outros Conhecimentos Científicos no Ensino Médio
Resumo
A verticalização das construções traz diversos problemas, que variam desde distúrbios de humor até osteoporose e doenças respiratórias. Esses problemas acontecem devido ao mau planejamento dos novos prédios que bloqueiam a luz solar em casas, praças e praias. Uma das maneiras de solucionar tal problema é através da conscientização da comunidade. Isto pode ser feito através da inserção de conceitos de Astronomia no Ensino Médio. Para tanto, propõe-se o uso de softwares que podem ter sua aplicação adaptada, tendo como consequência a melhor compreensão das matérias associadas, como Física e Matemática.
Referências
DIAS, C. A. C. M.; RITA, J. R. A. Inserção da Astronomia como disciplina curricular do ensino médio. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia – RELEA, n. 6. 2008. p. 55-65.
MOREIRA, J. L. K. Sombra de Prédios e Torres em Cidades e de Montanhas na Região Rural. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 1, mar., 2003. p. 62-73.
BERNARDES, Adriana Oliveira. Introduzindo textos com temas de Astronomia em sala de aula através da coluna Astronomia e Educação. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 10., Curitiba. Anais... Curitiba: PUC-PR, 2011.