O pensamento computacional e algumas questões da OBMEP como Metodologias inovadoras para as aulas de Matemática

  • Natália Bernardo Nunes IFRS
  • Aline Silva De Bona IFRS

Resumo


O presente artigo relata uma pesquisa de atividades investigativas com o uso do pensamento computacional,através de recursos da computação plugada e desplugada, atrelado a questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para auxiliar docentes, diante de uma defasagem no sistema educacional brasileiro, principalmente nas aulas de matemática. Com uma metodologia de pesquisa-ação, após a busca por recursos norteadores,foi realizada a elaboração de atividades paralela à testagem com professores do nível de ensino. Foram elaboradas 19 atividades cumprindo os requisitos, apresentadas para 32 professores. Destes, 30 demonstraram interesse em já aplicá-las a seus educandos de forma remota.
Palavras-chave: Educação, Letramento Digital, Tecnologia

Referências

BNCC (2018) Base Nacional Comum Curricular. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf, Março/2021.

Brackmann, C. P. “Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica”. 2017.226f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) –Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

Costas, R. (2015) Modelo de escola atual parou no século 19, diz Viviane Senna. https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/06/150525_viviane_senna_ru, Março/2021.

OBMEP (2021) Apresentação. http://www.obmep.org.br/apresentacao.htm, Março/2021.

Palfrey, J. e Gasser, U. (2011) Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Artmed: Porto Alegre, Brasil.

Pasqual Júnior. P. A.(2020) Pensamento Computacional e Tecnologias – Reflexões sobre a educação no século XXI. Educs: Caxias do Sul, Brasil.

Wing, J.(2006) Computational thinking. Communications of the ACM, v.49, n.3, págs.33-35. Disponível em:<dl.acm.org/citation.cfm?id=1118215>. Acessoem: 08 mar. 2021.
Publicado
18/07/2021
Como Citar

Selecione um Formato
NUNES, Natália Bernardo; BONA, Aline Silva De. O pensamento computacional e algumas questões da OBMEP como Metodologias inovadoras para as aulas de Matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 8. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 9-12. ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2021.15943.