Jogo digital para auxiliar os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental na atividade do ditado

  • Marlon Carvalho Mariano IFRS
  • Lilian Stavizki IFRS
  • Márcia Häfele Islabão Franco IFRS
  • Fernanda Nunes Deitos Escola Municipal de Educação Infantil Humaitá
  • André Peres IFRS
  • Fábio Yoshimitsu Okuyama IFRS
  • Silvia de Castro Bertagnolli IFRS
  • Marcelo Augusto Rauh Schimitt IFRS

Resumo


Este artigo apresenta o desenvolvimento do jogo digital intitulado Ditado Lúdico,que tem por intuito auxiliar os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental(EF) no processo de aquisição da escrita, através da atividade do ditado. No desenvolvimento do jogo foram empregadas as tecnologias Unity e Firebase. Ditado Lúdico está disponível para as plataformas Windows para desktop e Android para mobile. O jogo foi avaliado por três professores que lecionam no Ciclo I do EF, onde os resultados obtidos apontam que este promove o desenvolvimento da autonomia e da motivação,além de manter o aluno engajado durante a realização da atividade do ditado.
Palavras-chave: Ditado, Jogo Digital, Aquisição da escrita

Referências

Balasubramanian, N.; Wilson, B. G.(2006) “Games and simulations. Society for InformationTechnology and Teacher Education International”, https://www.researchgate.net/publication/228979011_Games_and_simulations, Abril 2021.

Battaiola, A. L.(2000) “Jogos por computador: histórico, relevância tecnológica emercadológica, tendências e técnicas de implementação”. In: Jornada de atualização em Informática,v. 2, p. 83-122.

Deitos, F. (2018) “Jogo de Ditado Digital: O erro como parte do processo de aprendizagem”. Dissertação de Mestrado. Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Franco, M. H. I.; Paz, D. P.; Deitos, F. N.; Bertagnolli, S. de C.; Schmitt, M. A. R.; Okuyama, F. Y.; Peres, A.(2020) “Os Jogos Educacionais”. In: Silvia de Castro Bertagnolli; Rodrigo Prestes Machado. (Org.). Pesquisas em informática na Educação: Teorias -Práticas -Perspectivas. 1ª ed. Bento Gonçalves: Graffoluz,p. 51-69.

Hunicke, R.; Leblanc, M.; Zubek, R.(2004) “MDA: A formal approach to game design and game research”. In: AAAI Workshop on Challenges in Game, https://users.cs.northwestern.edu/~hunicke/MDA.pdf, Agosto 2020.

Morais, A. G. (2009) “Ortografia: ensinar e aprender”. 5ª ed. São Paulo: Ática.

Savi, R. (2011) “Avaliação de jogos voltados para a disseminação de conhecimentos”. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Sena, S.; Schmiegelow, S. S.; de Prado, G. M. B. C.; de Souza, R. P. L.; Fialho, F. A. P. (2016) “Aprendizagem baseada em jogos digitais: a contribuição dos jogos epistêmicos na geração de novos conhecimentos”.In: Renote - Revista novas tecnologias na educação, v. 4, n. 1, https://seer.ufrgs.br/renote/arcle/view/67323, Outubro 2020.
Publicado
18/07/2021
Como Citar

Selecione um Formato
MARIANO, Marlon Carvalho; STAVIZKI, Lilian; FRANCO, Márcia Häfele Islabão; DEITOS, Fernanda Nunes; PERES, André; OKUYAMA, Fábio Yoshimitsu; BERTAGNOLLI, Silvia de Castro; SCHIMITT, Marcelo Augusto Rauh. Jogo digital para auxiliar os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental na atividade do ditado. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 8. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 96-103. ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2021.15956.