Analítica da Aprendizagem em bases tecnológicas na formação técnica integrada em Informática

  • Sylvana Karla S. L. Santos IFB
  • Kadidja Valéria R. Oliveira IFB

Resumo


O cenário de mudanças nas instituições de ensino presenciais, ocasionado pelos impactos da pandemia da COVID-19, impulsionou o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação para a retomada das aulas. As metodologias ativas foram implementadas de forma estratégica para o ensino remoto. Este estudo apresenta um relato de experiência no uso da Analítica da Aprendizagem para coletar, processar e dar visibilidade aos resultados alcançados na realização de um Projeto Integrado de disciplinas de computação. Conclui que foi possível desenvolver as bases tecnológicas, fomentar a capacidade de trabalhar de forma colaborativa, identificar competências individuais e potencializar o protagonismo dos discentes.
Palavras-chave: Analítica de Aprendizagem, ensino técnico, projeto integrado, informática

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Publicado
18/07/2021
SANTOS, Sylvana Karla S. L.; OLIVEIRA, Kadidja Valéria R.. Analítica da Aprendizagem em bases tecnológicas na formação técnica integrada em Informática. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 8. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 112-119. ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2021.15958.