Analítica da Aprendizagem em bases tecnológicas na formação técnica integrada em Informática
Resumo
O cenário de mudanças nas instituições de ensino presenciais, ocasionado pelos impactos da pandemia da COVID-19, impulsionou o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação para a retomada das aulas. As metodologias ativas foram implementadas de forma estratégica para o ensino remoto. Este estudo apresenta um relato de experiência no uso da Analítica da Aprendizagem para coletar, processar e dar visibilidade aos resultados alcançados na realização de um Projeto Integrado de disciplinas de computação. Conclui que foi possível desenvolver as bases tecnológicas, fomentar a capacidade de trabalhar de forma colaborativa, identificar competências individuais e potencializar o protagonismo dos discentes.
Palavras-chave:
Analítica de Aprendizagem, ensino técnico, projeto integrado, informática
Referências
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Publicado
18/07/2021
Como Citar
SANTOS, Sylvana Karla S. L.; OLIVEIRA, Kadidja Valéria R..
Analítica da Aprendizagem em bases tecnológicas na formação técnica integrada em Informática. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 8. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 112-119.
ISSN 2763-8766.
DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2021.15958.