Desenvolvimento de um Sistema de Vigilância Inteligente Através de Visão Computacional

  • Maurício Edgar Stivanello IFSC
  • Saulo Vargas IFSC
  • Emerson André Fedechen IFSC

Resumo


Sistemas de vigilância eletrônica são cada vez mais utilizados. Tradicionalmente, o processo de monitoramento é realizado através de um CFTV, onde um operador humano é responsável pela avaliação das imagens geradas. Observa-se, porém, que esse método é demasiadamente repetitivo e cansativo, fazendo com que a efetividade decaia ao longo do tempo. No presente trabalho é apresentado o desenvolvimento de um sistema de monitoramento de ambientes inteligente onde tarefas como detecção e estimação de posição métrica de objetos da cena foram automatizadas. Os resultados obtidos nos testes preliminares apresentados indicam a efetividade no emprego das técnicas selecionadas.

Referências

Gonzalez, R. C. and Woods, R. E. (2000). Processamento de Imagens Digitais. Editora Edgard Blucher, 1 edition.

Hartley, R. and Zisserman, A. (2003). Multiple View Geometry. Cambridge University Press.

Stivanello, M. E., Vargas, S., and Fedechen, E. A. (2012). Desenvolvimento de um sistema de monitoramento automático de ambientes através de visão computacional. In Anais do XIX Congresso Brasileiro de Automática (CBA).

Trucco, E. and Verri, A. (2003). Introductory Techniques for 3-D Computer Vision. Prentice Hall.
Publicado
23/07/2013
Como Citar

Selecione um Formato
STIVANELLO, Maurício Edgar; VARGAS, Saulo; FEDECHEN, Emerson André. Desenvolvimento de um Sistema de Vigilância Inteligente Através de Visão Computacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 1. , 2013, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 2086-2089. ISSN 2763-8766.