Ensino e aprendizagem de vocabulário da língua inglesa de forma dinâmica: desenvolvimento de aplicativo para dispositivos móveis

  • Dêmis Carlos Fonseca Gomes IFTO
  • Vonínio Brito de Castro IFTO

Resumo


A grande demanda por aprender inglês e aproveitar os recursos tecnológicos disponíveis como tablets, celulares ou smartphones, educadores no mundo inteiro buscam aumentar o interesse dos alunos nas aulas de inglês. Os autores nesta pesquisa mostram o desenvolvimento parcial de um aplicativo para Android com atividades dinâmicas de inglês para computação, a fim de ajudar estudantes e profissionais minimizarem suas dificuldades na compreensão de vocabulário do inglês técnico.

Referências

ABLESON, W Frank, et al. “Android em Ação”. Ed. Campus, 2012.

ANDROID. Disponível em: <http://developer.android.com/index.html>. Acesso em 02/11/2012.

FIGUEIREDO, C. M. S.; NAKAMURA, Eduardo.. “Computação Móvel: novas oportunidades e novos desafios”. T&C Amazônia, Ano 1, nº 2, 2003.

ECLIPSE. Disponível em: <http://www.eclipse.org/rap/downloads/1.4>. Acesso em 02/11/2012.

MELO, L. C. de, et al. “Trabalho escolar com vocabulário em relatórios de estágios supervisionados em ensino de língua inglesa”. Abralin, 2012.

PAIVA, V. L. M. de O.. Ensino de Vocabulário. In Dutra, D.P. & Mello, H. “A gramática e o vocabulário no ensino de inglês: novas perspectivas”. Belo Horizonte: Faculdade de Letras/UFMG, 2004.

RODRIGUES, F. de A. G.; MARINHO, É. da S.. “Pet Game – Um Jogo de Auxílio ao Aprendizado da Língua Inglesa para S.O. Android”, In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 7., 2012. Palmas. Anais... Palmas: IFTO, 2012, p. 1.

VOXY. Disponível em: <http://www.voxy.com>. Acesso em 22/05/2013.
Publicado
23/07/2013
Como Citar

Selecione um Formato
GOMES, Dêmis Carlos Fonseca; CASTRO, Vonínio Brito de. Ensino e aprendizagem de vocabulário da língua inglesa de forma dinâmica: desenvolvimento de aplicativo para dispositivos móveis. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 1. , 2013, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 2098-2101. ISSN 2763-8766.