Repositório de objetos de aprendizagem em redes sociais: uma aplicação no Facebook

  • Isaac de Morais Marinho dos Santos IFPB
  • Lafayette Batista Melo IFPB

Resumo


Este trabalho trata da construção de um repositório de objetos de aprendizagem (OAs) na rede social Facebook. A pesquisa tem como objetivo armazenar, organizar e compartilhar OAs, visando compreender limites e possibilidades da rede social como suporte para construção de um repositório. Foram definidos metadados dos objetos a partir das APIs do Facebook, criados em um banco de dados separado. A aplicação tem um módulo para catalogação dos objetos e outro na forma de um App. Pôde-se observar aproveitamento de recursos interacionais do Facebook para minimizar esforço e tornar mais eficiente o desenvolvimento. Contudo, há limites em relação à instabilidade das APIs conforme a escolha da tecnologia do aplicativo.

Referências

Balbino, J. (2007). “Objetos de Aprendizagem: Contribuições para sua Genealogia”, http://www.dicasl.com.br/educacao_tecnologia/educacao_tecnologia_20070423.php, Janeiro.

Braga, J. C., Dotta S., Pimentel E., Stransky B. (2012). “Desafios para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis e de Qualidade” Anais online do CSBC 2012, Paraná, 2012. http://www.imago.ufpr.br/csbc2012/anais_csbc/eventos/desafie/artigos/desafie2012

Facebook. (2012) “Facebook Developers”, http://developers.facebook.com/docs/, Janeiro.

Falkembach, G. A. M. (2005). “Concepção e desenvolvimento de material educativo digital”. Revista RENOTE. V. 3 Nº 1, Maio, 2005.

Preece, J., Rogers, Y., Sharp, H. Interaction design: beyond human-computer interaction. EUA: Willey, 2011.

Spinelli, W. (2005). “Aprendizagem Matemática em Contextos Significativos: Objetos Virtuais de Aprendizagem e Percursos Temáticos”. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2005.

Willey, D. A. (2002). “The Instructional Use of Learning Objects. Agency for Instructional Technology”.
Publicado
23/07/2013
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Isaac de Morais Marinho dos; MELO, Lafayette Batista. Repositório de objetos de aprendizagem em redes sociais: uma aplicação no Facebook. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 1. , 2013, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 2134-2137. ISSN 2763-8766.