Repositório de objetos de aprendizagem em redes sociais: uma aplicação no Facebook
Resumo
Este trabalho trata da construção de um repositório de objetos de aprendizagem (OAs) na rede social Facebook. A pesquisa tem como objetivo armazenar, organizar e compartilhar OAs, visando compreender limites e possibilidades da rede social como suporte para construção de um repositório. Foram definidos metadados dos objetos a partir das APIs do Facebook, criados em um banco de dados separado. A aplicação tem um módulo para catalogação dos objetos e outro na forma de um App. Pôde-se observar aproveitamento de recursos interacionais do Facebook para minimizar esforço e tornar mais eficiente o desenvolvimento. Contudo, há limites em relação à instabilidade das APIs conforme a escolha da tecnologia do aplicativo.
Referências
Braga, J. C., Dotta S., Pimentel E., Stransky B. (2012). “Desafios para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis e de Qualidade” Anais online do CSBC 2012, Paraná, 2012. http://www.imago.ufpr.br/csbc2012/anais_csbc/eventos/desafie/artigos/desafie2012
Facebook. (2012) “Facebook Developers”, http://developers.facebook.com/docs/, Janeiro.
Falkembach, G. A. M. (2005). “Concepção e desenvolvimento de material educativo digital”. Revista RENOTE. V. 3 Nº 1, Maio, 2005.
Preece, J., Rogers, Y., Sharp, H. Interaction design: beyond human-computer interaction. EUA: Willey, 2011.
Spinelli, W. (2005). “Aprendizagem Matemática em Contextos Significativos: Objetos Virtuais de Aprendizagem e Percursos Temáticos”. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2005.
Willey, D. A. (2002). “The Instructional Use of Learning Objects. Agency for Instructional Technology”.