Reconhecimento de Letras do Alfabeto da Língua Brasileira de Sinais-Libras para Dispositivos Móveis

  • Michel Alves da Costa IFMT
  • Alberto Wilian Mascarenhas IFMT

Resumo


Este artigo apresenta uma luva que captura gestos, composta por acelerômetros, microcontroladores e rádio Bluetooth. Os microcontroladores capturam as posições dos dedos e da mão através dos acelerômetros e os envia via rádio Bluetooth para um dispositivo móvel. A informação é recebida por um aplicativo instalado sobre o sistema Android. Esses dados são processados e comparados com o conjunto de ângulos das letras do alfabeto LIBRAS. É utilizado o erro mínimo quadrático para encontrar a letra representada pelo gesto da luva. A letra atual é apresentada em um rótulo e o histórico das letras é apresentado em uma caixa de texto.

Referências

Souza, E. e Macêdo, J., R.( 2002), “Inclusão social do surdo: um desafio à sociedade, aos profissionais e a educação”. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pedagogia-Ciência da Educação. UNAMA. Belém-Pará.

Mascarenhas, A. W. (2006) “Dispositivo Baseado em Acelerômetros Capacitivos para Monitoração de Máquinas Rotativas”, Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica), Universidade Federal de Campina Grande.

Franco, M. F. e Brito, P. H. S. “Projeto de uma interface inclusiva para deficientes auditivos: o caso do sistema Falibras-web” Disponível em: http://kentron.ifal.edu.br/index.php/educte/article/view/39. Acesso em: 20 de maio de 2013.

Handtalk: Mãos que falam. Disponível em: www.handtalk.com.br. Acesso em: 18 de maio de 2013.
Publicado
23/07/2013
Como Citar

Selecione um Formato
COSTA, Michel Alves da; MASCARENHAS, Alberto Wilian. Reconhecimento de Letras do Alfabeto da Língua Brasileira de Sinais-Libras para Dispositivos Móveis. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 1. , 2013, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 2169-2172. ISSN 2763-8766.