Um Estudo sobre a Percepção do Ensino Remoto Emergencial em Institutos Federais baseado em Mineração de Opinião
Resumo
O ensino remoto emergencial (ERE) foi uma estratégia didática e pedagógica adotada por instituições educacionais do mundo inteiro para diminuir os impactos provocados pela Covid-19. Neste período o uso das redes sociais se intensificaram. Este trabalho apresenta um estudo sobre a percepção e os sentimentos da comunidade acadêmica de Institutos Federais no período compreendendo o ERE de 2020 à 2021, utilizando técnicas de mineração de opinião. Construímos uma base de dados coletada a partir do Twitter e aplicamos o método Multinomial Naive Bayes para categorizar os sentimentos. Os resultados mostram uma certa estabilização dos sentimentos da comunidade a partir de fevereiro de 2021.
Palavras-chave:
Análise de Sentimentos, Instituto Federais, Pandemia, Ensino Remoto
Referências
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Publicado
31/07/2022
Como Citar
SOUZA, Mateus F. L.; TARGA, Cristiane N.; SILVA, Carlos A..
Um Estudo sobre a Percepção do Ensino Remoto Emergencial em Institutos Federais baseado em Mineração de Opinião. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 9. , 2022, Niterói.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 53-60.
ISSN 2763-8766.
DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2022.223080.