Análise do desempenho dos estudantes na disciplina de Programação de Computadores utilizando princípios de comunidades em Redes Complexas
Resumo
A disciplina de Programação de Computadores é considerada desafiadora pelos estudantes o que resulta em um alto potencial de reprovação. Nesse sentido, compreender os motivos pelos quais a disciplina possui este estigma e buscar maneiras para mitigar o problemas faz-se relevante e necessário. Assim, este trabalho tem como objetivo relacionar e verificar se o desempenho acadêmico na disciplina possui interferência pelo rede de amizade dos alunos em uma turma. O estudo foi aplicado em três turmas do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio. Para a obtenção das informações acerca das amizades dos estudantes, um questionário foi aplicado. Resultados apontaram que, para as turmas analisadas, mesmo cada turma com seu comportamento particular, o desempenho dos estudantes nas disciplina possuem padrões parecidos com sua rede de amizade na maioria das comunidades.Referências
Blondel, V. D., Guillaume, J.-L., Lambiotte, R., and Lefebvre, E. (2008). Fast unfolding of communities in large networks. Journal of statistical mechanics: theory and experiment, 2008(10):P10008.
Bosse, Y. and Gerosa, M. A. (2015). Reprovações e trancamentos nas disciplinas de introdução à programação da universidade de são paulo: um estudo preliminar. In Anais do XXIII Workshop sobre Educaçao em Computaçao, pages 426–435. SBC.
Goulart, F. S. P. and Boruchovitch, E. (2018). Relações entre redes sociais, apoio social e desempenho academico. Estudos de Psicologia (Campinas), 35(3):305–314.
Souza, F. A., Falcão, T. P., and Mello, R. F. (2021). O ensino de programação na educação básica: uma revisão da literatura. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1265–1275.
Bosse, Y. and Gerosa, M. A. (2015). Reprovações e trancamentos nas disciplinas de introdução à programação da universidade de são paulo: um estudo preliminar. In Anais do XXIII Workshop sobre Educaçao em Computaçao, pages 426–435. SBC.
Goulart, F. S. P. and Boruchovitch, E. (2018). Relações entre redes sociais, apoio social e desempenho academico. Estudos de Psicologia (Campinas), 35(3):305–314.
Souza, F. A., Falcão, T. P., and Mello, R. F. (2021). O ensino de programação na educação básica: uma revisão da literatura. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1265–1275.
Publicado
06/08/2023
Como Citar
AGUIAR, Guilherme O.; SILVA, Miguel A. Pezzin; SILVA, João Gabriel Rocha.
Análise do desempenho dos estudantes na disciplina de Programação de Computadores utilizando princípios de comunidades em Redes Complexas. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 10. , 2023, João Pessoa/PB.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 1-4.
ISSN 2763-8766.
DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2023.230517.