Os Institutos Federais e a Curricularização da Extensão: uma Análise da Região Centro-Oeste do Brasil
Resumo
Este artigo apresenta um mapeamento da situação da curricularização da extensão em cursos superiores de Computação em Institutos Federais de Ciência e Tecnologia na região Centro-Oeste do Brasil. A pesquisa foi realizada a partir de documentos públicos de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC). Após critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 32 cursos em seis instituições. A análise dos PPC revelou que apenas 50% dos cursos já a incluíram. Dos cursos com curricularização da extensão, foram realizadas análises considerando a instituição e o tipo (bacharelado ou tecnológico). Foi possível encontrar semelhanças e diferenças com relação à curricularização da extensão.Referências
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Publicado
06/08/2023
Como Citar
SIQUEIRA, Diego X.; BOAVENTURA, Geísa A. R.; CAMPOS, Lívia M. C.; COSTA, Newarney T.; MACEDO, Mateus B.; ARANHA, Renan Vinicius; PEREIRA JÚNIOR, Cleon X..
Os Institutos Federais e a Curricularização da Extensão: uma Análise da Região Centro-Oeste do Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 10. , 2023, João Pessoa/PB.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 61-68.
ISSN 2763-8766.
DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2023.230746.