Os Institutos Federais e a Curricularização da Extensão: uma Análise da Região Centro-Oeste do Brasil

  • Diego X. Siqueira IF Goiano
  • Geísa A. R. Boaventura IF Goiano
  • Lívia M. C. Campos IF Goiano
  • Newarney T. Costa IF Goiano
  • Mateus B. Macedo IF Goiano
  • Renan Vinicius Aranha IFMT
  • Cleon X. Pereira Júnior IF Goiano

Resumo


Este artigo apresenta um mapeamento da situação da curricularização da extensão em cursos superiores de Computação em Institutos Federais de Ciência e Tecnologia na região Centro-Oeste do Brasil. A pesquisa foi realizada a partir de documentos públicos de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC). Após critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 32 cursos em seis instituições. A análise dos PPC revelou que apenas 50% dos cursos já a incluíram. Dos cursos com curricularização da extensão, foram realizadas análises considerando a instituição e o tipo (bacharelado ou tecnológico). Foi possível encontrar semelhanças e diferenças com relação à curricularização da extensão.

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Publicado
06/08/2023
SIQUEIRA, Diego X.; BOAVENTURA, Geísa A. R.; CAMPOS, Lívia M. C.; COSTA, Newarney T.; MACEDO, Mateus B.; ARANHA, Renan Vinicius; PEREIRA JÚNIOR, Cleon X.. Os Institutos Federais e a Curricularização da Extensão: uma Análise da Região Centro-Oeste do Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 10. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 61-68. ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2023.230746.