Acesso à formação em Inteligência Artificial para pessoas de baixa renda: um Estudo de Caso em Sergipe

  • Catuxe Varjão de Santana Oliveira IFS
  • Eddie Fernandes de Jesus Menezes UFS
  • Felipe Jovino dos Santos IFS
  • Gabriel do Nascimento Santos Silva IFS
  • José Matheus Oliveira Cavalcante IFS
  • Stephanie Kamarry Alves De Sousa IFS

Resumo


Este trabalho aborda a acessibilidade à formação em Inteligência Artificial (IA) no Brasil, com foco em Sergipe. Identificamos que pessoas de baixa renda enfrentam barreiras para ingressar nesse campo, como falta de recursos financeiros, conhecimento prévio em tecnologia e inglês. Concluímos que iniciativas gratuitas, como o programa do Instituto Federal de Sergipe, têm democratizado o acesso à formação em IA, permitindo que indivíduos de baixa renda desenvolvam habilidades e entrem no mercado de trabalho nesse campo em crescimento. A democratização do acesso à formação em IA é fundamental para reduzir desigualdades e criar um futuro mais justo e equitativo, onde todos possam contribuir e prosperar na era da inteligência artificial.

Referências

Abar, C. A. P., Dos Santos, J. D. S., and de Almeida, M. V. (2022). The teacher and computational thinking in basic school in the age of artificial intelligence. In INTED2022 Proceedings, pages 10295–10301. IATED.

Bazzan, A. L. and Labidi, S. (2004). Advances in Artificial Intelligence-SBIA 2004: 17th Brazilian Symposium on Artificial Intelligence, Sao Luis, Maranhao, Brazil, September 29-October 1, 2004, Proceedings, volume 17. Springer Science & Business Media.

Lobo, L. C. (2018). Inteligência artificial, o futuro da medicina e a educação médica.

Menolli, A. and Neto, J. C. (2022). Computational thinking in computer science teacher training courses in brazil: A survey and a research roadmap. Education and Information Technologies, 27(2):2099–2135.

Pigola, A., da Costa, P. R., Carvalho, L. C., Silva, L. F. d., Kniess, C. T., and Maccari, E. A. (2021). Artificial intelligence-driven digital technologies to the implementation of the sustainable development goals: A perspective from brazil and portugal. Sustainability, 13(24):13669.

Zhang, B., Zhu, J., and Su, H. (2023). Toward the third generation artificial intelligence. Science China Information Sciences, 66(2):1–19.
Publicado
06/08/2023
OLIVEIRA, Catuxe Varjão de Santana; MENEZES, Eddie Fernandes de Jesus; SANTOS, Felipe Jovino dos; SILVA, Gabriel do Nascimento Santos; CAVALCANTE, José Matheus Oliveira; SOUSA, Stephanie Kamarry Alves De. Acesso à formação em Inteligência Artificial para pessoas de baixa renda: um Estudo de Caso em Sergipe. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 10. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 69-76. ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2023.230781.