Análise da aplicação de metodologias ativas em disciplina de Lógica de Programação

  • Havana Diogo Alves IFPE

Resumo


Este artigo traz a análise da adoção de metodologias ativas como estratégia de ensino-aprendizagem em disciplina de Lógica de Programação, visando melhorar indicadores de reprovação e evasão desta matéria. Apresentamos o cenário anterior e o posterior a aplicação das metodologias Aprendizado Baseado em Problemas, Aprendizado Baseado em Times e Sala de Aula Invertida. Como resultado, após seis semestres de utilização destas metodologias ativas, o resultado foi satisfatório, diminuindo o índice de reprovações por falta e por nota.

Referências

Berrett, D. (2012). How ‘flipping’the classroom can improve the traditional lecture. The chronicle of higher education, 12(19):1–3.

Borges, M. A. F. (2000). Avaliação de uma metodologia alternativa para a aprendizagem de programação. Workshop de Educação em Computação Congresso anual da SBC.

Coelho, F. E. S. (2016). Primeiros passos na aprendizagem baseada em problemas. Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+e).

da Conceição, C. M. and Guedes, A. M. A. (2021). Aprendizagem baseada em problemas aplicada à programação de computadores: Um mapeamento sistemático. RENOTE, 18(2):570–580.

de A. Oliveira, A. M. C., Rodrigues, R. L., and Garcia, V. C. (2012). Um mapeamento sistemático para problem based learning aplicado à ciência da computação. Anais do Workshop de Informática na Escola - WIE 2012- XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.

Giraffa, L. M. M. and Móra, M. C. (2013). Evasão na disciplina de algoritmo e programação: Um estudo a partir dos fatores intervenientes na perspectiva do aluno. 3ª Conferência LatinoAmericana Sobrre el Abandono en La Educación - III CLABES.

Kotovsky, K. (2003). Problem Solving-large/small, hard/easy, conscious/nonconcious, problem-space/problem-solver: The issue of dichotomization, page 374 – 384. Cambridge University Press, UK.

MEC - Ministério Da Educação, SEED - Secretaria de Educação A Distância, and PROINFO - Programa Nacional de Informática Na Educação (2005). CARTILHA: Recomendações para a Montagem de Laboratório de Informática nas Escolas. 12 p. Brasília/DF. Acesso em: 23 de fevereiro de 2019.

Michaelsen, L. K. and Sweet, M. (2012). Fundamental principles and practices of team-based learning. Team-based learning for health professions education: A guide to using small groups for improving learning, pages 9–34.

Mourão, A. (2017). Uma proposta da eficiência do uso da metodologia ativa baseada em problemas, utilizando dojo de programação, aplicada na disciplina de lógica de programação. Anais do Workshop de Informática na Escola - WIE 2017- XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.

Rabelo, A., Maia, L. C. G., and Parreiras, F. S. (2018). Performance analysis of computer science students in programming learning. 26º WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI 2018), 26(1/2018).

Saad, A. and Zainudin, S. (2022). A review of project-based learning (pbl) and computational thinking (ct) in teaching and learning. Learning and Motivation, 78:101802.

Savery, J. R. (2006). Overview of problem-based learning: Definitions and distinctions. In Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, volume 1, pages 9–20.

Yongmin, K. (2020). The effects of pbl-based data science education classes using app inventor on elementary student computational thinking and creativity improvement. Journal of The Korean Association of Information Education, 24:551–562.
Publicado
06/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
ALVES, Havana Diogo. Análise da aplicação de metodologias ativas em disciplina de Lógica de Programação. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 10. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 85-92. ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2023.230154.