Tecnologias Digitais na Educação para a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão bibliográfica

  • Pedro Henrique Silva Assunção IFRN
  • Pedro Lucas Fernandes Pereira IFRN
  • Alba Sandyra Bezerra Lopes IFRN
  • Sandra Cristinne Xavier da Câmara IFRN

Resumo


Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre o uso de tecnologias digitais na educação para a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola. Como metodologia foram realizadas buscas em bases científicas e utilizados critérios para inclusão e exclusão de publicações, com foco em publicações nacionais que abordam o uso das tecnologias digitais para melhorar o processo de aprendizagem dessas pessoas. Foram considerados, ainda, referenciais teóricos da área da saúde, da legislação brasileira e da psicologia da aprendizagem como base. Análises iniciais apontam que a falta de capacitação profissional para o uso dessas tecnologias se coloca entre as principais dificuldades para aplicação da legislação de inclusão em vigor.

Referências

Brasil. (1996) Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília.

Brasil. (2012) Lei Nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Brasília.

Cafiero, J. M. (2012) Technology Supports for Individuals with Autism Spectrum Disorders. Journal of Special Education Technology.

Camargo, M. (2017) A Informática como Ferramenta de Estímulo Cognitivo para Crianças com Transtorno do Espectro Autista. URCAMP.

Cano, T. M. (2016) Panorama brasileiro do atendimento a autistas e necessidade da inclusão no censo 2020. Revista de Medicina e Saúde de Brasília.

Desiderio, V and Frutuoso, H. (2023) Inclusão de Pessoas com Transtorno de Espectro Autista na Educação Profissional e Tecnológica. Editora IFRN.

Dos Santos, M., Breda, A., Almeida, A. (2020) Promover o Raciocínio Geométrico em Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo através de um Ambiente Digital. Bolema 34 (67).

Ferreira, P. P. T. (2016) A Inclusão da Estrutura TEACCH na Educação Básica. Frutal-MG: Prospectiva.

França, F., Ribeiro, F., Pereira, A., Chaves, A., Lima, L., Araujo, R., Carneiro, P. (2022) Aplicativos educativos como apoio pedagógico para os transtornos do espectro autista: uma revisão integrativa das produções brasileiras no período de 2017 a 2022. Research, Society and Development.

Krause, M., Da Costa, K. A. C., Barbosa, L. L., Neto, M. A. C. (2021) Validação do Aplicativo Autismo Projeto Integrar no apoio às Atividades da Vida Diária de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Brazilian Journal of Development.

Mentone, E. C. P. and Fortunato, I. (2019) “A tecnologia digital no auxílio à educação de autistas: os aplicativos abc autismo, aiello e scai autismo.” Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 15, n. 1, p. 113–130.

Organização Mundial Da Saúde. (2020) “Transtorno do Espectro Autista”. [link], December.

Reis, M. B. F., De Souza, C. S. M., Dos Santos, L. C. (2020) “Tecnologia assistiva em dispositivos móveis: aplicativos baseados no TEACCH como auxílio no processo de alfabetização com crianças autistas”. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 55, p. e10652, 2020.

Santarosa, L. and Conforto, D. (2015) Tecnologias Móveis na Inclusão Escolar e Digital de Estudantes com Transtornos de Espectro Autista. RBEE.

Santos, R. and Vieira, A. (2017) Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): Do Reconhecimento à Inclusão no Âmbito Educacional. Revista Includere.

Silva, J., Sousa, A., Junior, R. (2017) Alfa autista: uma aplicação mobile para o auxílio na alfabetização do autista através de método fônico. Um estudo de caso na APAE-Marabá. UNIFESSPA.

Stochero, A., Kopplin, B. W., Forrati, S., Pereira, A., Stamberg, C. S. (2017) A Utilização de Ferramentas Tecnológicas no Ensino e Aprendizagem em Matemática para Alunos com Transtorno do Espectro Autista. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23, 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. p. 983-992.

Vygostky, L. S. (2022) Questões Gerais da Defectologia. In: _____. Obras Completas – Tomo Cinco: Fundamentos da Defectologia. Cascavel, PR: EDUNIOESTE.
Publicado
21/07/2024
ASSUNÇÃO, Pedro Henrique Silva; PEREIRA, Pedro Lucas Fernandes; LOPES, Alba Sandyra Bezerra; CÂMARA, Sandra Cristinne Xavier da. Tecnologias Digitais na Educação para a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão bibliográfica. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 11. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 66-73. ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2024.2511.