Porque Formar Engenheiros Obsoletos - Um Caso de Estudo

  • Cesar da Costa IFSP

Resumo


A tecnologia digital cresce de forma exponencial, novos equipamentos e sistemas são especialmente projetados para trabalhar em Automação Industrial. As áreas ligadas à automação industrial sofreram grandes mudanças nos últimos anos, sejam mudanças tecnológicas ou mudanças no mercado de trabalho. Este artigo visa, mais que propor soluções, provocar discussões sobre como e por que estudar automação hoje em dia (e como se ensina). Dentro desse cenário, uma nova abordagem faz-se necessária, no sentido de modernizar o ensino de Automação e Controle nos cursos de engenharia.

Referências

Fullan, M. (2002) “Los nuevos significados del cambio em la educación”. Barcelona: Octaedro.

Hernandez, F., Sancho, J. M. (2000) “Aprendendo com as inovações nas escolas”. Porto Alegre:Artmed.

Gomez, G. O. (2007) “Podemos ser mais criativos ao adotar a inovação tecnológica em educação? Uma proposta em comunicação”. Revista Matrizes. No 1, p.209-216.

Zarte, M., Pechmann, A., Wermann, J., Gosewehr, F., Colombo, A. W. (2016)” Building an Industry 4.0 – compliant lab environment to demonstrate connectivity between shop floor and TI levels of an enterprise”. Industrial Electronics Society. IECON 2016, 42nd Annual Conference of the IEEE, p. 23-26.

Baygin, M., Yetis, H., Karakose, M., Akin, E. (2016) “An effect analysis of industry 4.0 to higher education”. 15th International Conference on Information Technology Based Higher Education and Training (ITHET), p. 1-4.

Huba, M., Kozak, S. (2016) “From e-learning to industry 4.0”. International Conference on Emerging eLearning Technologies and Applications (ICETA).

Schwab K. (2016) “The Fourth Industrial Revolution”. 1st Edition, World Economic Forum. Crown Business: New York. ISBN; 9781524758869.
Publicado
26/07/2018
DA COSTA, Cesar. Porque Formar Engenheiros Obsoletos - Um Caso de Estudo. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 5. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 1-4. ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2018.3558.