Uma Ferramenta de Autoria de Currículo Baseada em Grafos de Conhecimento
Resumo
A organização curricular é um desafio para docentes, especialmente em disciplinas com conceitos interconectados. A falta de ferramentas adequadas pode resultar em estruturas desorganizadas, impactando o ensino. Este trabalho apresenta uma ferramenta de autoria baseada em grafos de conhecimento, que auxilia professores na criação, visualização e reflexão sobre currículos de forma intuitiva. Resultados preliminares com um usuário demonstraram que a ferramenta possui uma alta usabilidade e compreensão intuitiva das funcionalidades, validando seu potencial para o planejamento pedagógico.Referências
Abu-Salih, B. e Alotaibi, S. (2024). A systematic literature review of knowledge graph construction and application in education. Heliyon, 10(3):e25383.
Chung, H. e Kim, J. (2016). An ontological approach for semantic modeling of curriculum and syllabus in higher education. International Journal of Information and Education Technology, 6(5):365.
Deodato, A. A. (2020). Experiências no planejamento da disciplina prática do ensino médio i. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, 3(2).
Hogan, A., Blomqvist, E., Cochez, M., D’amato, C., Melo, G. D., Gutierrez, C., Kirrane, S., Gayo, J. E. L., Navigli, R., Neumaier, S., Ngomo, A.-C. N., Polleres, A., Rashid, S. M., Rula, A., Schmelzeisen, L., Sequeda, J., Staab, S., e Zimmermann, A. (2021). Knowledge graphs. ACM Comput. Surv., 54(4).
Hubert, N., Brun, A., e Monticolo, D. (2022). New Ontology and Knowledge Graph for University Curriculum Recommendation. In ISWC 2022 - The 21st International Semantic Web Conference, Hangzhou / Virtual, China.
Ke, Q. e Lin, J. (2022). Dynamic generation of knowledge graph supporting steam learning theme design. Applied Sciences, 12(21).
Nunes, I. e Schiel, U. (2013). Utilização de grafo de alcançabilidade para a verificação de design instrucional bem formado. In Anais do II Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação, pages 1396–1405, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Chung, H. e Kim, J. (2016). An ontological approach for semantic modeling of curriculum and syllabus in higher education. International Journal of Information and Education Technology, 6(5):365.
Deodato, A. A. (2020). Experiências no planejamento da disciplina prática do ensino médio i. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, 3(2).
Hogan, A., Blomqvist, E., Cochez, M., D’amato, C., Melo, G. D., Gutierrez, C., Kirrane, S., Gayo, J. E. L., Navigli, R., Neumaier, S., Ngomo, A.-C. N., Polleres, A., Rashid, S. M., Rula, A., Schmelzeisen, L., Sequeda, J., Staab, S., e Zimmermann, A. (2021). Knowledge graphs. ACM Comput. Surv., 54(4).
Hubert, N., Brun, A., e Monticolo, D. (2022). New Ontology and Knowledge Graph for University Curriculum Recommendation. In ISWC 2022 - The 21st International Semantic Web Conference, Hangzhou / Virtual, China.
Ke, Q. e Lin, J. (2022). Dynamic generation of knowledge graph supporting steam learning theme design. Applied Sciences, 12(21).
Nunes, I. e Schiel, U. (2013). Utilização de grafo de alcançabilidade para a verificação de design instrucional bem formado. In Anais do II Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação, pages 1396–1405, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Publicado
20/07/2025
Como Citar
SILVA, Girleide; BATISTA, Igor; SILVA, Pedro; MASCARENHA, Sarah; SILVA, Priscylla; SILVA, Leonardo.
Uma Ferramenta de Autoria de Currículo Baseada em Grafos de Conhecimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 12. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 27-34.
ISSN 2763-8766.
DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2025.8788.
