Desenvolvimento de um Aplicativo para Facilitar o Corte de Cabelo em Crianças e Adolescentes com Transtorno do Espectro Autista – TEA

  • Everson do Nascimento Silva IFPE
  • Gustavo Henrique de Lima Nascimento IFPE

Resumo


O Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta a interação social e sensorial de indivíduos, tornando atividades rotineiras desafiadoras, como o corte de cabelo. Este artigo apresenta o desenvolvimento do aplicativo "Meu Amigo Corte", projetado para reduzir o desconforto de crianças e adolescentes com TEA durante o corte de cabelo. A solução inclui funcionalidades como entretenimento interativo, suporte sensorial e agendamento estruturado, promovendo uma experiência mais previsível e confortável. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e intervencionista, utilizando revisão bibliográfica e pesquisa de campo com pais e profissionais. Os resultados preliminares demonstram que o aplicativo pode contribuir significativamente para a inclusão e qualidade de vida dos usuários, destacando o potencial da tecnologia assistiva na melhoria de experiências cotidianas.

Referências

Autismo E Realidade. (2020) Cartilha orienta como cortar o cabelo de pessoas com autismo. Disponível em: Cartilha orienta como cortar o cabelo de pessoas com autismo - Autismo e Realidade. Acesso em: 27 fev. 2025.

Facebook, Inc. (2025) React Native: a framework for building native apps using React. Disponível em: [link]. Acesso em: 8 mar. 2025.

Genial Care. (2024) Como a tecnologia pode ajudar no desenvolvimento de crianças autistas. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 fev. 2025.

Harris, A. EasyTrim: Developing a Tool to Overcome Anxiety in Children with Autism at the Hairdresser. University of Edinburgh, School of Informatics, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 mai. 2025.

Instituto IEAC. 7 dicas para cortar o cabelo de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 fev. 2025.

Jade Autism. (2024) Disponível em: [link]. Acesso em: 8 mar. 2025.

Livox. (2017) Disponível em: Livox - Alternative Communication with Artificial Intelligence - Livox. Acesso em: 8 mar. 2025.

Matraquinha. (2025) Disponível em: [link]. Acesso em: 8 mar. 2025.

Meu amigo corte. (2025) Protótipos do aplicativo Meu Amigo Corte. Disponível em: [link]. Acesso em: 7 mar. 2025.

Spring Boot. (2025). Spring Boot: simplifying Spring for everyone. Disponível em: [link]. Acesso em: 8 mar. 2025.

Postgresql Global Development Group. (2025) PostgreSQL: the world's most advanced open source relational database. Disponível em: [link]. Acesso em: 8 mar. 2025.

Rotina Divertida. (2019) Disponível em: [link]. Acesso em: 8 mar. 2025.

Santos, Brenda Vitória dos. Inspeção de Acessibilidade em Aplicativos Móveis: uma proposta baseada nas WCAG 2.1. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 mai. 2025.

Silva, Deise Cristiane. Elicitação de requisitos para aplicativo de auxílio na adaptação da rotina de corte de cabelo de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Belo Jardim, Belo Jardim, 2024. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 jul. 2025.

Tanenbaum, Andrew S.; Wetherall, David J. Redes de computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2020.

World Wide Web Consortium (W3C). Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.1. W3C Recommendation, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 mai. 2025.
Publicado
20/07/2025
SILVA, Everson do Nascimento; NASCIMENTO, Gustavo Henrique de Lima. Desenvolvimento de um Aplicativo para Facilitar o Corte de Cabelo em Crianças e Adolescentes com Transtorno do Espectro Autista – TEA. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 12. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 59-66. ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2025.7797.