Visual Programmer – ViP

  • Ana Paula Marques Barbosa IFPR
  • Gil Eduardo Andrade IFPR
  • Diego Jonathan Hoss IFPR

Resumo


O aprendizado de Programação de computadores é uma atividade complexa. Os alunos que iniciam cursos voltados à área de informática costumam mostrar dificuldade durante o processo de aprendizado de programação. Esta dificuldade tem maior impacto para estudantes que apresentam algum tipo de necessidade especial, como por exemplo os alunos surdos. Nestes casos, metodologias de ensino alternativas, como uso de recursos visuais, costumam obter melhores resultados. Neste contexto, é proposto o desenvolvimento de um software denominado Visual Programmer, que permite construir o código-fonte de uma aplicação simples atrave de uma linguagem simbólica que representa os comandos da linguagem C.

Palavras-chave: software didático, programação simbólica, inclusão, surdos

Referências

Gomes, A., Henriques, J. and Mendes, A. J. “Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de programação de computadores”, In Educação, Formação & Tecnologias; vol.1(1), pp. 93-103, 2008(a).

Gomes, A., Areias, C., Henriques, J. and Mendes, A. J. “Aprendizagem de programação de computadores: dificuldades e ferramentas de suporte”, In Revista Portuguesa de Pedagogia; vol.42(2), pp. 161-179, 2008(b).

Junior, R. P. M. and Boniati, B. B. “LogicBlocks: Uma ferramenta para o Ensino de Lógica de Programação”, In Encontro anual de Tecnologia da Informação e Semana Acadêmica de Tecnologia da Informação; vol.5(1), pp.63-70, 2015.

Souza, C. M. “VisuAlg - Ferramenta de Apoio ao Ensino de Programação”, In Revista TECCEN; vol.2(2), pp.1-9, 2009.

Neto, V. S. M. “A utilização da Ferramenta Scratch como auxílio na aprendizagem de lógica de programação”, In II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013) Workshops (WCBIE 2013).

Geraldes, W. B. “Programar é bom para as crianças? Uma visão crítica sobre o ensino de programação nas escolas”, In Aletria: Revista de Estudos de Literatura; vol.7(2), pp.105-117, 2014.

Brito, L.F. Integração social & educação de surdos. Rio de Janeiro: Babel, 1993.
Publicado
26/06/2019
BARBOSA, Ana Paula Marques; ANDRADE, Gil Eduardo ; HOSS, Diego Jonathan. Visual Programmer – ViP. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 6. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2019.6345.