Adventure’s Maker Community

  • Joilson Oliveira Telles IFSUL
  • Lara Mello do Nascimento IFSUL
  • William Augusto Pez IFSUL
  • Naira Kaieski IFSUL
  • Leonardo Renner Koppe IFSUL

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis para geração automatizada de aventuras de RPG de mesa com a opção de inserção de assuntos didáticos à trama. A proposta é utilizar a ferramenta tecnológica apenas para iniciar o jogo que contará com a presença fı́sica dos jogadores em um mesmo ambiente, favorecendo a socialização e a desvirtualização das relações humanas. O aplicativo desenvolvido possibilita além da geração automática de aventuras também o armazenamento e compartilhamento destas com outros usuários.

Palavras-chave: RPG, Tecnologia, Desvirtualização das relações interpessoais, aplicativo, aprendizagem

Referências

Auto Roll Tables (2019). Auto Roll Tables. https://autorolltables.github.io/index.html. Acessado em: marc¸o de 2019.

Donjon (2019). Donjon. https://donjon.bin.sh. Acessado em: marc¸o de 2019.

Guilda dos Mestres (2019). Guilda dos Mestres. http://guildadosmestres.com.br. Aces- sado em: marc¸o de 2019.

Oliveira, R. F. S. (2018). Gincana de Matem´atica: uma ferramenta metodologica para a aprendizagem a partir de atividades ludicas com alunos da educacao de jovens e adultos da escola Jose de Deus Andrade. Gramma, Rio de Janeiro.

Pessini, A., Kemczinski, A., and da Silva Hounsell, M. (2015). Uma ferramenta de autoria para o desenvolvimento de jogos serios do genero RPG. In Computer on the Beach 2015, pages 71–80, Florianopolis, SC.

Schmit, W. L. (2008). RPG e educacao: Alguns apontamentos teoricos. Dissertacao de mestrado, Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

Stankevicius, R. (2017). A Bıblia do MMORPG: Massive Multiplayer Online Roleplaying Game. Autografia, Rio de Janeiro.

Tarouco, L. M. R., Konrath, M. L. P., and da Silva Grando, A. R. (2005). O aluno como co-construtor e desenvolvedor de jogos educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educacao (RENOTE), 3(2).
Publicado
26/06/2019
Como Citar

Selecione um Formato
TELLES, Joilson Oliveira; DO NASCIMENTO, Lara Mello; PEZ, William Augusto; KAIESKI, Naira ; KOPPE, Leonardo Renner . Adventure’s Maker Community. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 6. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2019.6346.