Um jogo para estimular de forma divertida a consciência ambiental das crianças

  • Bruna Souza UFAM
  • Neila Xavier IFAM
  • Emmerson Silva IFAM
  • Miguel Oliveira IFAM

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar uma forma divertida de conscientizar crianças do 2a ao 5o ano a respeito da poluição ambiental e dos impactos desta, além de mostrar algumas soluções que podem ser aplicadas para combater alguns tipos de poluição. Isto poderá ser alcançado por meio de U.M.E., um jogo digital e interativo, no qual ajudará a criança a compreender os problemas ambientais decorrentes das atitudes humanas, mostrando caixas de diálogo como modo de comunicação. O jogo tem como personagem principal um droide, que é responsável por alertar sobre as ações de degradação do meio ambiente e como preservá-lo.

Palavras-chave: conscientização ambiental, poluição ambiental, jogo educativo

Referências

ANDRADE, M., Almeida, E., Silva, C., Melo, T. M., Oliveira, T., Falcão, F., Araújo, A. Coletando: Desenvolvimento de um jogo para o ensino-2012. Disponível em:
DE MEDEIROS, Aurélia Barbosa, LEMES, Maria José da Silva Mendonça , DE SOUSA, Gláucia Lourenço , DE OLIVEIRA, Itamar Pereira. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais, 2010.

LAITMAN, Michael. Conectados pela Lei da Natureza, ARI Publishers, 2013.

SKALEE, A. A., Kliszcz, S., Parreira, F. J., Silveira S. R. “Fredi no mundo da Reciclagem”: Jogo Educacional Digital para Conscientização da Importância da Reciclagem, 2017. Disponível em: . Acesso em: fevereiro/2018.

SOUZA, I.; AZEVEDO, R. R; SILVA, A. R. A.; NEGREIROS, G.; FREITAS, F.; FARIS, I. H.. UruBurbanos: um Jogo para Apoiar o Ensino-Aprendizagem de Educação . Acesso em março/2018
Publicado
26/06/2019
Como Citar

Selecione um Formato
SOUZA, Bruna; XAVIER, Neila ; SILVA, Emmerson ; OLIVEIRA, Miguel . Um jogo para estimular de forma divertida a consciência ambiental das crianças. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 6. , 2019, Belém. Anais do VI Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, june 2019 . DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2019.6350.