Educare - Investigando a efetividade do uso de objetos de aprendizagem em cursos preparatórios para processos seletivos
Resumo
O uso de Objetos de Aprendizagem (OAs) no processo de ensino e aprendizagem tem sido amplamente defendido na literatura, e este trabalho visa quantificar sua efetividade no contexto da preparação para processos seletivos. As caracterı́sticas singulares desse tipo de prova demandam um processo de ensino mais direcionado e, portanto, propı́cio à uma investigação quantitativa. Desse modo, o sistema web Educare foi desenvolvido para dar suporte à investigação proposta, utilizando como estudo de caso a disciplina de lı́ngua portuguesa do processo seletivo de ingresso para os cursos técnicos integrados do campus Charqueadas do IFSUL.
Referências
Leffa, V. J. (2006). Nem tudo o que balanc¸a cai: objetos de aprendizagem no ensino de l´ınguas. In Polifonia, volume 12. Programa de P´os-Graduac¸ ˜ao em Estudos de Lingua- gem (PPGEL), do Instituto de Linguagens /Universidade Federal de Mato Grosso, 2 ed. edition.
Nascimento, A. C. d. A. (2005). Construindo comunidades de elaboradores de objetos de aprendizagem atrav´es de conte´udo, tutoria e interac¸ ˜ao dos pares. Dispon´ıvel em: http://www.rived.mec.gov.br/artigos/Anna20063.pdf. Acesso em: Jun 2018.
Tarouco, M. L. P. F. . L. M. R. (2008). Diferentes tipos de objetos para dar suporte `a aprendizagem. In Novas Tecnologias na Educac¸ ˜ao, volume 6. RENOTE, 2 ed. edition.