A Utilização do Software Educacional “Aprenda Scratch” no Letramento em Programação por Alunos de Curso Técnico em Informática a Distância

  • Heyder Vágner Ramos IFES
  • Márcia Oliveira CEFOR
  • Marize Lyra Silva Passos CEFOR
  • Rodolfo dos Reis Fontes Novais IFES

Resumo


Por apresentar sintaxe complexa e extensa, a programação sempre foi um grande desafio dos cursos que envolvem informática. O software educacional Aprenda Scratch surgiu em 2015 para tentar facilitar o processo de aprendizagem da programação. Trata-se de um software educacional web que auxilia alunos a utilizarem o Scratch de forma independente. O software foi utilizado por 298 alunos do Curso Técnico em Informática à Distância do Ifes. A experiência se mostrou bastante exitosa: 90% afirmou que o Aprenda Scratch facilitou a compreensão dos conceitos da linguagem de programação, enquanto 89% considerou que a experiência serviu para construir uma base para o aprendizado de linguagens mais complexas.

Palavras-chave: Letramento em Programação, Software Educacional, Educação a Distancia

Referências

LAUDON, K. C., & LAUDON, J. P. Sistemas de Informação. LTC Editora, 4ª Edicação Rio de Janeiro, 1999.

OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de et al. O Moodle de Lovelace: Um Curso a Distância de Python Essencial, Ativo e Prático para Formação de Programadoras. Women in Information Technology (WIT_CSBC), [S.l.], v. 12, n. 1/2018, jul 2018. Disponível em: . Acesso em: 01 dez. 2018.

PAPERT, Seymour. LOGO: Computadores e Educação. Editora Brasiliense, 4ª Edição, São Paulo, 1985.

RIOS, Renan Osórios. Projeto de Extensão para o Aprendizado das Competências Acadêmicas em Programação Inicial. Colatina, 2015.

SOUSA, R. P., MOITA, F. M., & CARVALHO, A. B. Tecnologias Digitais na Educação. Campina Grande: 2011.

TEIXEIRA, Giovany Frossard. WebAvOO Um Processo Avaliativo Formativo Adaptativo ao Ensino a Distância, Implementação em Disciplina de Programação Orientada a Objetos. Acesso em 28 nov de 2018, disponível em
Publicado
26/06/2019
Como Citar

Selecione um Formato
RAMOS, Heyder Vágner; OLIVEIRA, Márcia ; PASSOS, Marize Lyra Silva ; NOVAIS, Rodolfo dos Reis Fontes. A Utilização do Software Educacional “Aprenda Scratch” no Letramento em Programação por Alunos de Curso Técnico em Informática a Distância. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 6. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2019.6352.