Aplicação da UML no contexto das metodologias ágeis
Resumo
A UML é um modelo de documentação bastante estudado nos cursos superiores da área de computação, mas as metodologias ágeis ocupam grande parte do mercado atual e elas em seu manifesto pregam por simplicidade, rapidez, entre outras características que vão contra processos minuciosos de documentação. Esse trabalho apresenta os resultados obtidos ao se aplicar um questionário em várias empresas de desenvolvimento de software no estado de Minas Gerias com intenção de descobrir a aplicação da UML no contexto dos processos ágeis de desenvolvimento de software. Os resultados estatísticos obtidos apontam a necessidade de revisão em vários paradigmas da Engenharia de Software.
Referências
Carvalho, D. R. e Braga, J. L. Avaliação de ferramentas de apoio a melhoria de processos de software em micro e pequenas empresas. 44º JAIIO - 16º ASSE Simposio Argentino de Ingeniería de Software. Rosário/Ar: JAIIO. 2015. p. 191-204.
Filho, Wilson. P. P. Engenharia de Software: Fundamentos, Métodos e Padrões. Rio de Janeiro. 3ª Ed. – LTC, 2009.
Furlan, José Davi. Modelagem de Objetos através da UML: The Unified Modeling Languagem. São Paulo - Makron Books, 1998.
IBM. The IBM Rational Unified Process for System z. 2007. Disponivel em:
Lima, W. V.; Albuquerque, N. Scrum no Brasil. 2011. Monografia de Especialização. Universidade do Sul de Santa Catarina.
Petre, M. UML in practice. In 35 International Conference on Software Engineering (ICSE 2013), 18-26 May 2013, San Francisco, CA, USA, pp. 722-731.
Pressman, Roger; M, Bruce. Engenharia de Software. São Paulo. 8ª Ed. - McGraw Hill Brasil, 2016.
Sommerville, I. Engenharia de Software. São Paulo. 9ª Ed. - Pearson, 2011.
Vicari, Rosa Maria. Um Metamodelo UML para a Modelagem de Requisitos em Projetos de Sistemas MultiAgentes. 2012. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Wazlawick, Raul Sidney. Metodologia de pesquisa em Ciência da Computação. 2a Ed. – Campus, 2014