Idubo: Plataforma Web e Lixeira Inteligente para o gerenciamento de resíduos orgânicos

  • Nicoly Almeida IFPB
  • Heremita Lima IFPB
  • Laís Lima IFPB
  • Márcio Júnior IFPB
  • Petrus Bento IFPB

Resumo


Desde a Revolução Industrial o planeta vem sofrendo drasticamente com o descaso populacional, especialmente no que diz respeito ao meio ambiente. Refletindo sobre a acirrada disputa que a sociedade vem travando com o crescimento da quantidade de lixo, identificamos a problemática do descarte incorreto e desperdício dos resíduos orgânicos. Diante disso pretendemos desenvolver uma plataforma web e uma lixeira inteligente que consiga estabelecer uma comunicação entre quem possui o resíduo orgânico, uma composteira ou usina de biogás e quem quer comprar o adubo. Para alcançar essa meta geral, organizaremos as estratégias metodológicas dessa pesquisa nas seguintes etapas específicas: em um primeiro momento desenvolver a plataforma web e em seguida desenvolver a lixeira estabelecendo comunicação entre elas. A título de justificativa percebemos a importância do desenvolvimento desse trabalho para o gerenciamento dos resíduos orgânicos e para que a tecnologia seja utilizada em prol do coletivo. Em termos conclusivos, essa pesquisa pretende gerar uma plataforma web e uma lixeira inteligente de fácil utilização capaz de gerenciar o desperdício dos resíduos orgânicos e contribuir para o avanço tecnológico e ambiental.

Palavras-chave: Lixeira inteligente, Plataforma web, Resíduo orgânico

Referências

AGENOTIC. (2015) “ONU estima que lixo produzido no mundo será 70% maior em 2030”, https://agenotic.wordpress.com/2015/01/28/lixo-mundo/.

ALIMENTAÇÃO EM FOCO (2016) “ONU lança primeiro padrão global para medir perda e desperdício de alimentos”, https://alimentacaoemfoco.org.br/onu-lanca- primeiro-padrao-global-para-medir-perda-e-desperdicio-de-alimentos/.

ECYCLE (2014) “Composteira: o que é, como funciona e seus benefícios”, https://www.ecycle.com.br/536-composteira.html.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE (2017) “Gestão de Resíduos Orgânicos”, http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/gest%C3%A3o-de- res%C3%ADduos-org%C3%A2nicos.html.

ONU, Organizações das Nações Unidas (2015) “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/.
Publicado
26/06/2019
Como Citar

Selecione um Formato
ALMEIDA, Nicoly; LIMA, Heremita; LIMA, Laís; JÚNIOR, Márcio; BENTO, Petrus. Idubo: Plataforma Web e Lixeira Inteligente para o gerenciamento de resíduos orgânicos. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 6. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2019.7198.