ConceptER - Uma ferramenta para criação e manutenção do Modelo Entidade-Relacionamento e geração automática de instruções SQL para banco de dados

  • Pedro Pequeno
  • Emmerson S. Rita
  • Jucimar B. Souza
  • Marcelo C. Machado

Resumo


O Modelo Entidade-Relacionamento (MER) é muito importante para o desenvolvimento de um projeto de banco de dados. Sistemas que possuem um bom planejamento, obedecendo as regras do modelo, tendem responder as requisições dos usuários de maneira mais eficiente e com rapidez. A maioria dos Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) possui uma ferramenta específica para criação do modelo relacional de tabelas de forma gráfica. Desse modo o projetista precisa adaptar o MER no modelo relacional. Observando esta situação, propõe-se aqui a ferramenta ConceptER que auxilia os projetistas a construir, de maneira drag and drop, o diagrama e o mapear automaticamente para os scripts SQL, independente do SGBD escolhido.


 

Referências

CÂNDIDO, C. H. (2017). brmodelo: Ferramenta de modelagem conceitual de banco de dados.

NAVATHE, S. B. and ELMASRI, R. (2011). Sistemas de banco de dados. Addison Wesley Longman, Inc.
Publicado
26/06/2019
Como Citar

Selecione um Formato
PEQUENO, Pedro; RITA, Emmerson S.; SOUZA, Jucimar B.; MACHADO, Marcelo C.. ConceptER - Uma ferramenta para criação e manutenção do Modelo Entidade-Relacionamento e geração automática de instruções SQL para banco de dados. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 6. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2019.7199.