Estudo da Interação do Usuário com o Dispositivo Sensível ao Movimento Kinect e o Controle Sensível ao Movimento WiiMote
Resumo
Novos equipamentos e ferramentas de interação de usuário surgiram e se popularizaram na última década, podendo citar telas sensíveis ao toque e ferramentas para reconhecer o movimento. Entretanto a interação com cada equipamento possui peculiaridades que devem ser consideradas, e simplesmente mudar o equipamento pode impactar na usabilidade e ocasiona em problemas de interação. Com a motivação de evitar soluções ruins para as aplicações acessadas por diversos equipamentos, este artigo apresenta um estudo em andamento para investigar a relação da usabilidade com o tamanho e a distância dos elementos da interface quando usado o controle sensível ao movimento do Wii ou o dispositivo sensível ao movimento Kinect.
Referências
Castellucci, S. J. and Mackenzie, I. S. (2008) “Unigest: text entry using three degrees of motion”, Proceedings of ACM CHI 2008 Conference on Human Factors in Computing Systems, ACM Press, p. 3549-3554.
Fitz-Walter, Z., Jones, S. and Tjondronegoro, D. W. (2008) “Detecting gesture force peaks for intuitive interaction”, Proceedings of the 5th Australasian Conference on Interactive Entertainment, ACM Press.
Nielsen, J. (1993) Usability Engineering. Morgan Kaufmann.
Nigay, L. and Coutaz, J. (1995) “A Generic Platform for Addressing the Multimodal Challenge”, Proceedings of SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems, 13., ACM Press / Addison-Wesley Publishing Co., p. 98-105.
Santhanan, N. (2012) “Wii remote as a web navigation device for people with cerebral palsy”, Proceedings of the 14th International ACM SIGACCESS conference on Computers and Accessibility, ACM Press, p. 303-304.
Silva, A. C. da; Viana, A. L. C. and Marques, D. (2014) “Identifying Interaction Problems on Internet Navigation Caused by Change of Input Mode: a study case about motion sensor controller, Google Maps and Google Street View”, Proceedings of International Conference on Interfaces and Human Computer Interaction 2014, 8, IARIA, p. 271-275.
Silva, A. C. da, Farias, G. D. R., Gomes, A. S. F. and Silva, F. E. R. (2015) “Identifying Interaction Problems on Web Applications Due to the Change of Input Modality: a study about Kinect, Google Maps and Google Street View”, Proceedings of International Conference WWW/Internet, 14., IADIS, p. 192-196.