Conhecimento em redes sociais: um estudo de caso aplicado ao Twitter

  • Miguel Airton Frantz IFC
  • Angelo Augusto Frozza IFC
  • Reginaldo Rubens da Silva IFC

Resumo


Este artigo descreve a criação de uma base de conhecimento a partir de dados não estruturados que um usuário produz. O foco consiste no desenvolvimento de uma aplicação que extrai o conhecimento dos textos publicados no Twitter. Como resultado, apresenta-se o conhecimento implícito presente na base de dados do usuário na forma de uma nuvem de tags contendo os termos relevantes que mais aparecerem na base de dados em questão.

Referências

BENEVENUTO, F.; ALMEIDA, J.; SILVA, A. Coleta e análise de grandes bases de dados de redes sociais online. In: JORNADA DE ATUALIZAÇÕES EM INFORMÁTICA (JAI). Cap. 2. Anais do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). Curitiba: SBC, 2012.

FELIX, V. Faça o download do histórico do Twitter. In: . São Paulo: Estadão, 18 jan. 2013.

MASHABLE. Will You Be Twitter’s 500 Millionth User? 2012. Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2014.

POSTGRESQL. Chapter 12. Full Text Search. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2016.

SOUSA, A. M. de. Organização em sistema caótico: uso das tags para classificação da informação pelos usuários da rede social Twitter. 106 f. 2012. Mestrado (Mestrado em Ciência da Informação) – UFRJ, Rio de Janeiro (RJ).
Publicado
04/07/2016
Como Citar

Selecione um Formato
FRANTZ, Miguel Airton; FROZZA, Angelo Augusto; DA SILVA, Reginaldo Rubens. Conhecimento em redes sociais: um estudo de caso aplicado ao Twitter. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 3. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 740-743. ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2016.9386.