Acessibilidade Móvel para Alfabetização de Deficientes Visuais: Proposta Inicial de um Protótipo

  • Jenifer Melissa de Paula IFTO
  • José Valter Amaral de Freitas IFTO
  • Thatiane de Oliveira Rosa IFTO

Resumo


De acordo com o censo de 2010, 18,8% da população brasileira possui deficiência visual, sendo que tal parcela necessita de atenção especial em diversos aspectos, principalmente no que tange ao processo educativo. Outro fator relevante é que hoje a tecnologia da informação é utilizada como suporte para execução de diversos processos, dentre eles o de ensino/aprendizagem no qual amplia as possibilidades de interação. Sendo percebida uma tendência à adoção de tecnologias móveis. Diante disso, esse trabalho possui como objetivo identificar requisitos desejáveis a uma aplicação móvel touch screen, que vise auxiliar a alfabetização de deficientes visuais.

Referências

BEHAR, Patrícia Alejandra; TORREZAN, Cristina A. W. Parâmetros para a construção de materiais educacionais digitais do ponto de vista do design pedagógico. In: BEHAR, Patrícia Alejandra (Org). Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. P.33-65.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Censo 2010. Disponível: . Acesso em 22 fev. 2015.

SILVA, Roberto A. D., PINHEIRO, Edson Pinheiro. Proposta de Aplicativo em Dispositivos Móveis para Ensino de Leitura Baseado no Controle por Unidades Mínimas. Universidade Federal do ABC (UFABC) Santo André – SP – Brasil, 2014. Disponível em: Acesso em 20 mai. 2015.

TORI, Romero. Educação sem distância. As tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2010.
Publicado
04/07/2016
Como Citar

Selecione um Formato
DE PAULA, Jenifer Melissa; DE FREITAS, José Valter Amaral; ROSA, Thatiane de Oliveira. Acessibilidade Móvel para Alfabetização de Deficientes Visuais: Proposta Inicial de um Protótipo. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 3. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 744-747. ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2016.9387.