Acessibilidade Móvel para Alfabetização de Deficientes Visuais: Proposta Inicial de um Protótipo
Resumo
De acordo com o censo de 2010, 18,8% da população brasileira possui deficiência visual, sendo que tal parcela necessita de atenção especial em diversos aspectos, principalmente no que tange ao processo educativo. Outro fator relevante é que hoje a tecnologia da informação é utilizada como suporte para execução de diversos processos, dentre eles o de ensino/aprendizagem no qual amplia as possibilidades de interação. Sendo percebida uma tendência à adoção de tecnologias móveis. Diante disso, esse trabalho possui como objetivo identificar requisitos desejáveis a uma aplicação móvel touch screen, que vise auxiliar a alfabetização de deficientes visuais.
Referências
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Censo 2010. Disponível:
SILVA, Roberto A. D., PINHEIRO, Edson Pinheiro. Proposta de Aplicativo em Dispositivos Móveis para Ensino de Leitura Baseado no Controle por Unidades Mínimas. Universidade Federal do ABC (UFABC) Santo André – SP – Brasil, 2014. Disponível em:
TORI, Romero. Educação sem distância. As tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2010.