Minimização da Intervenção Humana para Detectar e Solucionar Anomalias Rede de Computadores
Resumo
Neste trabalho é proposto um sistema para detectar e aplicar ações corretivas na ocorrência de eventos anômalos na rede. Os objetivos da gerência são definidos através de métricas e a propriedade de autorreparo da computação autonômica é utilizada para que o sistema execute ações corretivas sem a intervenção humana. NEMES (Network Metric Specification), uma linguagem de domínio específico foi desenvolvida para a escrita das métricas. O sistema utiliza fluxos IP que reduz o volume de dados a serem processados, permitindo sua utilização em redes de grande escala. Testes realizados em um ambiente real demonstraram a eficácia e o potencial do sistema proposto para auxiliar no gerenciamento de rede.
Referências
Hyenae. Disponível em: http://sourceforge.net/projects/hyenae/
Magalhães J. P. e Silva L. M., "Self-healing Performance Anomalies in Web-based Applications," Network Computing and Applications (NCA), 2013 12th IEEE International Symposium on, Cambridge, MA, pp. 81-88, 2013.
Neo4j. “The World's Leading Graph Database”. Disponível em: http://www.neo4j.org/
Yang Y. “Impact data-exchange based on XML”, Computer Science & Education (ICCSE), 7th International Conference. p.1147-1149, 2012.