Matemática para Alunos Autistas, um Estudo Sobre a Utilização de Ferramentas Tecnológicas no Processo de Ensino e Aprendizagem
Resumo
Este artigo aborda o desenvolvimento de um projeto de pesquisa baseado na proposta de criação de jogos e materiais didáticos através da utilização de softwares e ferramentas tecnológicas, a fim de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem em matemática de jovens com transtorno do espectro autista. O estudo encontra-se em fase de pesquisa e análise dos fatores mais relevantes acerca das características do sujeito autista, através de entrevistas com profissionais da área, educadores, associações e os próprios sujeitos da pesquisa. O próximo passo se estabelecerá com a identificação das ferramentas mais adequadas e criação dos itens propostos.
Referências
Jacomeli, R. B. (2017) “A Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais no Ensino Regular”, http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-inclusao-alunos-comnecessidades-especiais-no-ensino-regular.htm”, Março
Jucá, S. C. S. (2016) “Relevância do Software Educativo na Educação Profissional”, http://cienciasecognicao.org/pdf/v08/cec_vol_8_m32689.pdf, Março.
Minayo, M. C. S. (2010) “O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde.” 12. ed. São Paulo: Hucitec.
Morellato, C. et al (2016) “Softwares Educacionais e a Educação Especial: Refletindo sobre aspectos pedagógicos”, http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13887/7803, Março.
Sousa, F. R. M.et. al. (2016) “WorldTour: Software para Suporte no Ensino para Crianças Autistas”, http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1806/1567,Março.
Zulian, M. S. F, Soraria N. (2016) “Formação de Professores na Educação Inclusiva: Aprendendo a Viver, Criar, Pensar e Ensinar de Outro Modo”, http://coralx.ufsm.br/revce/ceesp/2001/02/r5.html, Março.