Algoritmo Genético aplicado ao problema de alocação/localização de facilidades

  • Tarcísio Marques IF Fluminense
  • Otho da Silva Neto IF Fluminense
  • Daniel Diniz IF Fluminense

Resumo


Este artigo apresenta o Algoritmo Genético (AG) aplicado ao problema de alocação/localização de postos de saúde. O objetivo é alocar um número mínimo de postos de saúde cobrindo a maior quantidade de pontos de demanda posicionando-os geograficamente em pontos estratégicos. Neste problema, o número de facilidades não é fixado, cabendo ao AG encontrar um número de postos de saúde que atenda aos critérios estabelecidos. São desconsideradas a possível geração de filas em dias de mais movimento nos postos de saúde. O Algoritmo Genético mostrou-se muito eficaz em testes computacionais realizados nas diversas instâncias de problemas de pequeno à grande porte, com uma rápida evolução da população.

Referências

Silva, Anderson Freitas, and AC De Oliveira. "Algoritmos genéticos: alguns experimentos com os operadores de cruzamento (“Crossover”) para o problema do caixeiro viajante assimétrico." Anais do XXVI ENEGEP–Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Fortaleza (2006).

Barsanulfo, Allan, et al. "Escalonamento De Horários Acadêmicos Utilizando Algoritmos Genéticos." Jornal De Engenharia, Tecnologia E Meio Ambiente-Jetma 1.1 (2016): 27-31.

Arroyo, José Elias Cláudio, and Tarcísio Barroso Marques. "Heurística Grasp Aplicado ao Problema de Alocação de Antenas de Transmissão." XXXVIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, Goiânia-GO (2006).

Loureiro, Sérgio Adriano, Christiane Lima Barbosa, and Orlando Fontes Lima Jr. "Procedimento para localização e alocação de vagas de carga e descarga em centros urbanos." Anais do XXVI ANPET (2012).

do Rosário, Raimundo Ronilson Leal, Celso Carnieri, and Maria Teresinha Arns Steiner. "Proposta de solução para o problema das p-medianas na localização de unidades de saúde 24 horas." XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Curitiba (2002).
Publicado
22/07/2017
Como Citar

Selecione um Formato
MARQUES, Tarcísio; DA SILVA NETO, Otho; DINIZ, Daniel. Algoritmo Genético aplicado ao problema de alocação/localização de facilidades. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 4. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2017.9938.