Algoritmo Genético aplicado ao problema de alocação/localização de facilidades
Resumo
Este artigo apresenta o Algoritmo Genético (AG) aplicado ao problema de alocação/localização de postos de saúde. O objetivo é alocar um número mínimo de postos de saúde cobrindo a maior quantidade de pontos de demanda posicionando-os geograficamente em pontos estratégicos. Neste problema, o número de facilidades não é fixado, cabendo ao AG encontrar um número de postos de saúde que atenda aos critérios estabelecidos. São desconsideradas a possível geração de filas em dias de mais movimento nos postos de saúde. O Algoritmo Genético mostrou-se muito eficaz em testes computacionais realizados nas diversas instâncias de problemas de pequeno à grande porte, com uma rápida evolução da população.
Referências
Barsanulfo, Allan, et al. "Escalonamento De Horários Acadêmicos Utilizando Algoritmos Genéticos." Jornal De Engenharia, Tecnologia E Meio Ambiente-Jetma 1.1 (2016): 27-31.
Arroyo, José Elias Cláudio, and Tarcísio Barroso Marques. "Heurística Grasp Aplicado ao Problema de Alocação de Antenas de Transmissão." XXXVIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, Goiânia-GO (2006).
Loureiro, Sérgio Adriano, Christiane Lima Barbosa, and Orlando Fontes Lima Jr. "Procedimento para localização e alocação de vagas de carga e descarga em centros urbanos." Anais do XXVI ANPET (2012).
do Rosário, Raimundo Ronilson Leal, Celso Carnieri, and Maria Teresinha Arns Steiner. "Proposta de solução para o problema das p-medianas na localização de unidades de saúde 24 horas." XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Curitiba (2002).