Back to the Promotion - EvacSIM: a Serious Game to Practice Requirements Elicitation on an Agent-based Simulation

  • Nícolas M. Debacher Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Luis F. Kuster Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Ana F. C. dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Adilson Vahldick Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Fernando Santos Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Resumo


Simulação baseada em agentes (SBA) é um paradigma de simulações computacionais cujo foco está nos indivíduos (agentes) e suas interações. Para desenvolver uma SBA é preciso identificar e descrever os agentes, as interações e o ambiente em estudo. Isto pode ser feito através da elicitação de requisitos, uma etapa da engenharia de requisitos na qual se entende e se coletam as necessidades dos stakeholders do software. O sucesso da elicitação de requisitos frequentemente depende da experiência prática do engenheiro de software. Contudo, a experiência prática vivenciada durante a formação do engenheiro de software é limitada e raramente contempla elicitar requisitos de SBAs. Neste artigo é proposto um jogo sério com realidade virtual para viabilizar uma forma de praticar a elicitação de requisitos de SBAs. O jogador assume o papel de engenheiro de software e interage com os stakeholders para identificar e coletar os requisitos de uma SBA de evacuação. O resultado obtido conjectura que um jogo sério pode ser uma alternativa viável para praticar a elicitação de requisitos de SBAs.

Palavras-chave: Elicitação de Requisitos, Jogo Sério, Simulação baseada em Agentes

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Publicado
25/09/2023
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DEBACHER, Nícolas M.; KUSTER, Luis F.; SANTOS, Ana F. C. dos; VAHLDICK, Adilson; SANTOS, Fernando. Back to the Promotion - EvacSIM: a Serious Game to Practice Requirements Elicitation on an Agent-based Simulation. In: ENCONTRO NACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E COMPUTACIONAL (ENIAC), 20. , 2023, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 169-183. ISSN 2763-9061. DOI: https://doi.org/10.5753/eniac.2023.233872.