Análise da direção dos ventos utilizando Processamento de Imagens

  • F. Wilson R. Júnior Faculdade IEducare
  • Victor M. C. de Oliveira Faculdade IEducare

Resumo


Este trabalho aborda um sistema de análise de imagens como ferramenta de apoio na medição da direção e velocidade dos ventos. O sistema utiliza técnicas de processamento digital de imagens e visão computacional para o processamento de imagens de satélite em uma sequência temporal com o objetivo de rastrear o deslocamento das nuvens e, consequentemente, mensurar a velocidade com que se deslocam. Os resultados alcançados mostraram-se eficazes, sendo capazes de apresentar o trajeto das nuvens identificadas pelo sistema e o tempo gasto nos deslocamentos.

Palavras-chave: Processamento de Imagens, Nuvem, Direção, Velocidade, Extração de Características

Referências

Bah, K., Gunshor, M., and Schmit, T. (2018). Geração de imagens verdadeiras da cor sem uma faixa verde do GOES-16. Earth and Space Science, 5.

Bizawu, K. and Aguiar, P. (2016). Energias renováveis e desenvolvimento sustentável: Desafios e perspectivas para os países emergentes. Conpedi Law Review, 2:394.

Dalla Valle, L. E. and A. Rocha, R. L. (2023). Reconhecimento de padrões de imagens na previsão do tempo. Disponível em: https://bit.ly/3JOBvTE. Acessado em 14 de março de 2023.

David, S. (2019). Abordagem híbrida para previsão do tempo usando imagens de satélite. International Journal of Recent Technology and Engineering.

Ferreira, N. J. (2005). Utilização de imagens transmitidas por satélites meteorológicos. Disponível em: [URL]. Acessado em 20 de fevereiro de 2023.

Gonzalez, R. C. and Woods, R. E. (2006). Processamento Digital de Imagens (3ª edição). Prentice-Hall, Inc., EUA.

Júnior, F. W. R. and de Abreu, K. S. (2018). Estimação dos parâmetros de uma SVM utilizando um algoritmo genético para o reconhecimento de caracteres manuscritos. Escola Regional de Informática do Piauí.

Kapadia, N. S., Parikh, U., and Rana, D. P. (2016). Previsão do tempo usando processamento de imagens de satélite e redes neurais artificiais. International Journal of Computer Science and Information Security, 14.

Rodrigues, P., Andrade Guerra, J. B., and Youssef, Y. (2011). Energia Eólica em Energias Renováveis.

Silva, R. (2007). Energias renováveis. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, 1:35–41.

Xavier, J. A., Francisco, M. Q., and Ferreira, A. A. (2012). Extração da velocidade e direção dos ventos através de imagens de satélite. Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação.
Publicado
19/10/2023
Como Citar

Selecione um Formato
R. JÚNIOR, F. Wilson; OLIVEIRA, Victor M. C. de. Análise da direção dos ventos utilizando Processamento de Imagens. In: ENCONTRO UNIFICADO DE COMPUTAÇÃO DO PIAUÍ (ENUCOMPI), 16. , 2023, Piripiri/PI. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 41-48. DOI: https://doi.org/10.5753/enucompi.2023.26615.