Análise do Custo-benefício de Funções como Serviço e Infraestrutura como Serviço

  • Waliff Cordeiro Bandeira UnB
  • Leonardo Rebouças de Carvalho UnB
  • Aleteia Patricia Favacho de Araujo UnB

Resumo


O Function as a Service (FaaS) oferece alto desempenho em suas aplicações para ser utilizado com alta disponibilidade e pagamento baseado na demanda. Esses recursos, entretanto, vêm com um alto valor monetário agregado, o que faz com que não seja viável a utilização desse serviço em tempo integral para vários tipos de aplicações e contextos. Para melhor entender esse ponto de inflexão, faz-se necessário testar e comparar, de forma prática, qual o limiar aceitável para escolher um serviço dentre outras opções antes de iniciar o desenvolvimento da aplicação. Para isso será utilizada a Infraestrutura como Serviço (IaaS), que é um serviço de disponibilização de recursos computacionais, o IaaS foi escolhido a fim de comparar e analisar o custo-benefício em detrimento do FaaS.

Referências

Erinle, B. (2017). Performance Testing with JMeter 3. Packt Publishing.

Maissen, P., Felber, P., Kropf, P. G., and Schiavoni, V. (2020). Faasdom: A benchmark suite for serverless computing. CoRR, abs/2006.03271.

Sewak, M. and Singh, S. (2018). Winning in the era of serverless computing and function as a service. In 2018 3rd International Conference for Convergence in Technology (I2CT), pages 1-5.
Publicado
16/11/2021
BANDEIRA, Waliff Cordeiro; CARVALHO, Leonardo Rebouças de; ARAUJO, Aleteia Patricia Favacho de. Análise do Custo-benefício de Funções como Serviço e Infraestrutura como Serviço. In: ESCOLA REGIONAL DE ALTO DESEMPENHO DO CENTRO-OESTE (ERAD-CO), 4. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 38-40. DOI: https://doi.org/10.5753/eradco.2021.18423.