Programação paralela com Unity: um estudo de caso usando threads em CPU e em GPU

  • Vitor M. da Silva UFSCar
  • Rodrigo P. C. Nunes UFSCar
  • Hélio Crestana Guardia UFSCar

Resumo


Esse projeto é baseado em um experimento de processamento gráfico que envolve a movimentação e o cálculo das posições de esferas em uma cena usando três métodos diferentes: sequencial, usando múltiplas threads em CPUs, e com GPU para paralelismo com granularidade fina. Como resultado, este trabalho busca não apenas explorar os ganhos de desempenho com o processamento paralelo num cenário de jogos computacionais, mas também mapear aspectos do paralelismo a elementos visuais que colaborem para o entendimento da paralelização e contribuam para despertar o interesse para a área de computação de alto desempenho.

Referências

Halladay, K. (2014). Getting started with compute shaders in unity. Accesso em 7 de abril de 2024.

Harris, M. (2017). An even easier introduction to cuda. Accesso em 7 de abril de 2024.

Unity, T. (2024). Unity manual - compute shader. Accesso em 7 de abril 2024.
Publicado
16/05/2024
SILVA, Vitor M. da; NUNES, Rodrigo P. C.; GUARDIA, Hélio Crestana. Programação paralela com Unity: um estudo de caso usando threads em CPU e em GPU. In: ESCOLA REGIONAL DE ALTO DESEMPENHO DE SÃO PAULO (ERAD-SP), 15. , 2024, Rio Claro/SP. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 25-28. DOI: https://doi.org/10.5753/eradsp.2024.239939.

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