Identificação do Operador de Seleção do Algoritmo Genético Paralelo para o Problema de Corte Bidimensional

  • Mayrton de Queiroz UFPB
  • Elaine Marques UFRPE

Resumo


Ao construir um produto, deve-se atentar, dentre outros fatores, para a melhor utilização da matéria prima. O problema de corte é bastante conhecido na literatura, e pode ser aplicado em vários materiais como vidro, ferro, madeira, entre outros. No entanto, nesse trabalho daremos ênfase ao corte em peça de madeira, especificamente. Diante da problemática citada, esse artigo tem como objetivo identificar um tipo de operador de seleção da roleta a ser integrado ao Algoritmo Genético Paralelo, buscando encontrar a melhor forma de corte em peças de madeira. Para diminuir o custo do processamento, o Algoritmo Genético foi desenvolvido de forma distribuída com a auxilio da API Message Passing Interface (MPI), e os operadores de seleção adotados foram a roleta viciada sequencial e roleta viciada com e sem migração, a fim de se verificar qual operador de seleção atende de forma mais adequada a solução do problema de corte. Com os experimentos, foi possível identificar que o método de seleção da roleta com migração se destacou quando comparado aos outros.
Palavras-chave: Algoritmos e Complexidade, Inteligência Artificial, Otimização Combinatória

Referências

Jorge, A. R., Mundim, L. R., Cherri, L. H., and Andretta, M. (2015). O problema de corte de itens irregulares: aplicaçao na industria de aventais e forros de luva. Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, Porto de Galinhas, Pernambuco-PE.

Linden, R. (2012). Algoritmos genéticos (3a ediçao). Brasport.

Parmar, K. B., Prajapati, H. B., and Dabhi, V. K. (2014). Cutting stock problem: A survey of evolutionary computing based solution. In International Conference on Green Computing Communication and Electrical Engineering (ICGCCEE), pages 1–6. IEEE.

Rangel, S. and Figueiredo, A. G. d. (2008). O problema de corte de estoque em indústrias de móveis de pequeno e médio portes. Pesquisa Operacional, 28(3):451–472.

Simon, D. (2013). Evolutionary optimization algorithms. John Wiley & Sons.

Souza, G. P. K. d. (2014). Otimização de funções reais multidimensionais utilizando algoritmo genético contínuo.

Wäscher, G., Haußner, H., and Schumann, H. (2007). An improved typology of cutting and packing problems. European journal of operational research, 183(3):1109–1130.
Publicado
26/10/2020
Como Citar

Selecione um Formato
DE QUEIROZ, Mayrton; MARQUES, Elaine. Identificação do Operador de Seleção do Algoritmo Genético Paralelo para o Problema de Corte Bidimensional. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 20. , 2020, Arapiraca-AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 109-118.