Sistema AP2A: ferramenta para ensino-aprendizagem de algoritmos

  • Irving Lucas UFAL
  • Thiago Sales UFAL

Resumo


A inclusão do ensino de programação nos currículos escolares está cada vez mais comum nosúltimos anos, e com esse processo de inclusão, a cada dia surgem novas ferramentas para auxílio no processo de ensino-aprendizagem de algoritmos e programação. Diante dessa perspectiva, e então contribuir com os esforços para difundir conhecimento, este artigo apresenta a plataforma AP2A: uma ferramenta intuitiva e escalável para o ensino-aprendizagem de algoritmos para crianças a partir de 7 anos.
Palavras-chave: Soluções Open Hardware Criativas, Jogos e Entretenimento Digital Aplicado

Referências

Arduino (2019). What is arduino? https://www.arduino.cc/en/Guide/ Introduction. Acessado em: 01 de julho de 2019.

Barshay, J. (2013). Mit technology trailblazer is a critic of computerized learning. https://https://hechingerreport.org/mit-technology-trailblazer-is-a-critic-of-computerized-learning/. Acessado em: 01 de julho de 2019.

Dredge, S. (2014). Coding at school: a parent’s guide to england’s new computing curriculum. https://www.theguardian.com/technology/2014/sep/04/coding-school-computing-children-programming. Acessado em: 01 de julho de 2019.

Leonardo, P. P., Miarka, R., and Menestrina, T. C. (2014). A importância do ensino da matemática na educação infantil. SIMPEMAD-Simpósio Educação Matemática em Debate, 1:55–68.

Sharma, P. and Scholler, J. (2019). Osmo: Use tangible pieces to create a unique, handson learning experience. https://www.playosmo.com/. Acessado em 01 de julho de 2019.

Yacob, F. (2019). Cubetto: Screenless coding toy for girls and boys aged 3-6. https://www.primotoys.com/. Acessado em 01 de julho de 2019.
Publicado
26/10/2020
LUCAS, Irving; SALES, Thiago. Sistema AP2A: ferramenta para ensino-aprendizagem de algoritmos. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 20. , 2020, Arapiraca-AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 191-196.