Sistema de detecção automática de centro de pupila e obtenção de métricas faciais em 2D

  • Damares Cavalcante UFAL
  • Luiz Silva UFAL
  • Adonis Born Clínica Oftalmo Presente
  • Mário Hozano UFAL
  • Tácito Neves UFAL

Resumo


O processamento de imagens é uma área de estudo em constante desenvolvimento. Tem sido fortemente trabalhada em diversas áreas que requerem automatização dos seus processos por meio da extração de parâmetros em imagens. Um exemplo é a oftalmológia, na qual encontram-se diversos processos passíveis de automatização, como detecção automática de pupila e extração de métricas faciais. Este trabalho apresenta um sistema de detecção automática de centro de pupila em imagens e vídeos de tempo real, assim como a extração de métricas faciais em 2D. As métricas foram validadas em uma clínica oftalmológica, por meio de um equipamento chamado de pupilômetro, e foram comparadas com os resultados do algoritmo desenvolvido. Os resultados obtidos foram satisfatórios para o conjunto de imagens avaliadas.
Palavras-chave: Sistemas e Serviços Inovadores em Computação

Referências

Amaral, V. and Thomaz, C. E. (2012). Extração e comparação de características locais e globais para o reconhecimento automático de imagens de faces.

de Albuquerque, M. P. and de Albuquerque, M. P. (2000). Processamento de imagens: métodos e análises. Rio de Janeiro, Brasil, 12.

Filho, O. M. and Neto, H. V. (1999). Processamento Digital de Imagens. Brasport, Rio de Janeiro.

Fujikawa, C. S. (2016). Reconhecimento Facial utilizando Descritores de Textura e Aprendizado Não Supervisionado. Monograa (Bacharel em Ciências da Computação), UNESP (Universidade Estadual Paulista ”Júlio de Mesquita Filho”), Rio Claro, Brazil.

Mendes, K. B. (2019). Comparativo de Algoritmos Clássicos de Aprendizado de Máquina em um Problema de Reconhecimento de Faces. Monograa (Bacharel em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações), UFU (Universidade Federal de Uberlândia), Patos de Minas, Brazil.
Publicado
26/10/2020
Como Citar

Selecione um Formato
CAVALCANTE, Damares; SILVA, Luiz; BORN, Adonis; HOZANO, Mário; NEVES, Tácito. Sistema de detecção automática de centro de pupila e obtenção de métricas faciais em 2D. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 20. , 2020, Arapiraca-AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 197-202.