LSGames: Plataforma de jogos educacionais para o ensino de matemática para surdos através da LIBRAS

  • Damares Cavalcante UFAL
  • Ana Thais da Silva UFAL
  • Anderson Vitorino UFAL

Resumo


Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Censo Demográfico de 2010, cerca de 45.6 milhões de brasileiros declaram ter alguma deficiência. Destes, 344.2 mil são surdos e 1.7 milhão têm grande dificuldade para ouvir. A ausência total ou parcial da audição dificulta a interação social inibindo a comunicação efetiva com os demais membros do convívio social. A utilização de recursos tecnológicos torna-se um dos principais meios para promoção da acessibilidade, seja através da utilização individual ou como um recurso em sala de aula. Assim, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma plataforma de jogos educacionais, com o objetivo de ensinar matemática para alunos surdos da Educação Infantil e Ensino Fundamental através da LIBRAS.
Palavras-chave: Sistemas e Serviços Inovadores em Computação Jogos e Entretenimento Digital Aplicado

Referências

Capovilla, F. C. (2009). Avaliação escolar e políticas públicas de educação para os alunos não ouvintes. Pátio Revista Pedagógica, pages 24–25.

Ferraz, S. T. (2017). Objeto Virtual de Aprendizagem com Acessibilidade em LIBRAS: Possibilidades para o Ensino e Aprendizagem das Quatro Operações Matemática. Especialização (TEcnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação (EAD)), UFSC (Universidae Federal de Santa Catarina), Santa Maria, Brazil.

Fiorentini, D. and Lorenzato, S. (2009). Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Autores Associados, 2st edition.

Moran, J. M. (1995). Novas tecnologias e o reencantamento do mundo. Tecnologia Educacional, 23(126):24–26.

Prates, R. T. C. (2018). LIBRAS GAME: Trabalhando o Ensino da Matemática com Alunos Surdos dos Anos Iniciais Através do Uso de Aplicativo Educacional. Monograa (Licenciatura em Informática), UTFPR (Universidae Tecnológica Federal do Paraná), Francisco Beltrão, Brazil.

Texeira, R. R. P. and Apresentação, K. R. S. (2014). Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática. 15(28):302–323.
Publicado
26/10/2020
Como Citar

Selecione um Formato
CAVALCANTE, Damares; DA SILVA, Ana Thais; VITORINO, Anderson. LSGames: Plataforma de jogos educacionais para o ensino de matemática para surdos através da LIBRAS. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 20. , 2020, Arapiraca-AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 203-208.