Talk2Autism: Um aplicativo para auxiliar a comunicação entre os envolvidos no tratamento de crianças com autismo

  • Júlia Ellen Leite IFAL
  • Ian Jairo Gonzales IFAL
  • Lukas Carvalho IFAL
  • Mônica da Cunha IFAL

Resumo


A realidade do convívio e do tratamento de crianças e adolescentes com autismo requer a aplicação de métodos consistentes e integrados em todos os âmbitos de suas vidas, além da comunicação eficaz entre todos os envolvidos: pais, professores e terapeutas. No entanto, há uma grande dificuldade de comunicação entre as diversas instituições pertencentes à rotina do indivíduo o que dificulta a aplicação efetiva da terapia. O objetivo deste artigo é apresentar a versão inicial de um aplicativo mobile que possibilita maior eficácia na comunicação dos envolvidos no tratamento e no convívio com os indivíduos com autismo. O artefato proposto é fruto de um trabalho de extensão realizado nas dependências de uma instituição que oferece tratamento a pessoas com autismo. Inicialmente foi realizado um levantamento de requisitos baseado em entrevistas com diretores e terapeutas e observações in loco. Em seguida, o protótipo do aplicativo foi apresentado a membros da instituição e suas funcionalidades foram aprovadas. Por fim, o aplicativo foi implementado usando o framework Ionic.
Palavras-chave: autismo, aplicativos móveis, comunicação, equipe multidisciplinar

Referências

CAMARGO, S. P. H.; BOSA, C. A. Competência social, inclusão escolar e autismo: um estudo de caso comparativo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.28, n.3, p.315-324, 2012.

DE MATTOS, L. K.; NUERNBERG, A. H. Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnósticos de autismo na Educação Infantil. Revista Educação Especial, v.24, n.39, p. 129-141, 2011.

LEDFORD, J.R.; WEHBY, J.H. Teaching Children with Autism in Small Groups with Students Who are At-Risk for Academic Problems: Effects on Academic and Social Behaviors. Journal of Autism and Developmental Disorders. v.45 n.6 p. 1624-35, 2015.

LOWDERMILK, T. Design Centrado no Usuário. São Paulo: Novatec, 2013.

SPAULDING, C. J.; LERNER, M. D.; GADOW, K. D. Trajectories and correlates of special education supports for youth with autism spectrum disorder and psychiatric comparisons. Autism. v.21, n.4, p.423-435, 2017.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP). Manual de Orientação Transtorno do Espectro do Autismo. Abril, 2019. Disponível em http://bit.ly/2Xyc6SE. Acesso em 30/03/2020.
Publicado
26/10/2020
Como Citar

Selecione um Formato
LEITE, Júlia Ellen; GONZALES, Ian Jairo; CARVALHO, Lukas; DA CUNHA, Mônica. Talk2Autism: Um aplicativo para auxiliar a comunicação entre os envolvidos no tratamento de crianças com autismo . In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 20. , 2020, Arapiraca-AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 221-226.