Sophia, um aplicativo voltado à aprendizagem por intermédio de microconteúdo

  • Wagner de Araujo Centro Universitário CESMAC
  • Marcelo Cunha Centro Universitário CESMAC
  • José Luna Neto Centro Universitário CESMAC
  • Adilson dos Santos Centro Universitário CESMAC

Resumo


O presente artigo apresenta um protótipo de aplicativo, o Sophia, cuja proposta é promover um processo de aprendizagem efetiva através dos recursos de microaprendizagem integrado a técnicas de gamificação. Pretende-se, assim, atender da melhor forma possível o contexto de alunos que devem aprender em diversos ambientes e em horários fragmentados, proporcionando a este público aprendizado em diferentes áreas de conhecimento.
Palavras-chave: Sistemas e Serviços Inovadores em Computação

Referências

FADEL, Luciane Maria; ULBRICHT, Vania Ribas; BATISTA, Claudia Regina; VANZIN, Tarcísio (org.). Gamificação na Educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.

FILATRO, Andrea. Design instrucional 4.0. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.

FLUTTER.DEV [Site institucional]. Disponível em: https://flutter.dev/. Acesso em: 28 mar. 2020.

HUO, Caiqiao; SHEN, Baoguo. Teaching Reform of English Listening and Speaking in China Based on Mobile Micro-Learning. Creative Education. [s.l], p. 2221-2226. 2015. Disponível em: https://www.scirp.org/journal/paperinformation.aspx?paperid=61603. Acesso em: 28 mar. 2020.

LECHETA, Ricardo R.. Google Android: aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com Android SDK. 5. ed. São Paulo: Novatec, 2016.

MERIJE, Wagner. Mobimento: educação e comunicação mobile. São Paulo: Peirópolis Ltda, 2012.

RAMIRO, Fabiano da Silva; COSTA, Luciano Andreatta da; BERNARDES, Juliana de Azevedo. Softwares educacionais – seu uso e importância no ensino-aprendizagem dos alunos de engenharia civil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE), 2014. Anais... UFJF, Juiz de Fora, 2014. Disponível em: http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/5/Artigos/129044.pdf. Acesso em: 16 mai. 2018.

SOUZA, Marcia Izabel Fugisawa; AMARAL, Sergio Ferreira do. Microconteúdo para Ambiente Virtual de Aprendizagem Móvel: Modelo de Produção Baseado nas Matrizes da Linguagem e Pensamento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIêNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 35., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2012. p. 1 14. Disponível em: http://www.intercom.org.br/sis/2012/resumos/R7-1075-1.pdf. Acesso em: 28 mar. 2020.

TONÉIS, Cristiano N. Os games na sala de aula: games na educação ou a gamificação da educação. Games na educação ou a gamificação da educação. [s. l.]: Bookess, 2017.
Publicado
26/10/2020
Como Citar

Selecione um Formato
DE ARAUJO, Wagner; CUNHA, Marcelo; LUNA NETO, José; DOS SANTOS, Adilson. Sophia, um aplicativo voltado à aprendizagem por intermédio de microconteúdo. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 20. , 2020, Arapiraca-AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 233-238.