Tellfunny 2.0: O uso de recompensas para o estímulo à prática

  • Samilly Nunes UFAL
  • Leonardo Oliveira UFAL
  • Lívia Nascimento UFAL
  • Elthon Oliveira UFAL

Resumo


Mundialmente há milhares de registros de crianças que possuem   dificuldade no desenvolvimento da fala e comumente esse quadros são acompanhados de problemas auditivos. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 32 milhões de crianças sofrem de alguma deficiência auditiva. Este trabalho propõe a inclusão de técnicas de   gamificação num jogo já em andamento para estimular a contínua prática do desenvolvimento da fala e assim promover um auxílio a tratamentos de   fonoaudiologia. 
Palavras-chave: Jogos e Entretenimento Digital Aplicado

Referências

Oyshi, Marzan Tasnim, Mohd Saifuzzaman, and Zerin Nasrin Tumpa. "Gamification in Children Education: Balloon Shooter." 2018 4th International Conference on Computing Communication and Automation (ICCCA). IEEE, 2018.

Inácio, Ariel, and Samilly Nunes. "Tellfunny: auxiliando crianças na pronúncia e aprendizado das palavras através de um jogo." Anais da XIX Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe. SBC, 2019.

Fofuuu. Disponível em: https://fofuuu.com/. Acesso em 30 de abril de 2020.

Happies. Disponível em: https://happies.pt/. Acesso em 1 de maio de 2020.

GOULART, Bárbara Niegia Garcia de; CHIARI, Brasília M.. Distúrbios de fala e dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental. Rev. CEFAC, São Paulo , v. 16, n. 3, p. 810-816, June 2014 . Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000300810&lng=en&nrm=iso . access on 07 May 2020. https://doi.org/10.1590/1982-0216201424912.

PRATES, L. P. C. S.; MARTINS, Vanessa de Oliveira. Distúrbios da fala e da linguagem na infância. Revista Médica de Minas Gerais, v. 21, n. 4 Supl 1, p. S54-S60, 2011

Relatório mundial sobre a deficiência / World Health Organization, The World Bank ; tradução Lexicus Serviços Lingüísticos. São Paulo : SEDPcD, 2012.

K. Saric, C. Redd, M. Varnfield, J. O’Dwyer and M. Karunanithi, "Increasing Health Care Adherence Through Gamification, Video Feedback, and Real-World Rewards," 2018 40th Annual International Conference of the IEEE Engineering in Medicine and Biology Society (EMBC), Honolulu, HI, 2018, pp. 1584-1587, doi: 10.1109/EMBC.2018.8512487.

R. Toasa, E. Burbano, A. Constante, L. Hidalgo and F. Morales, "A Custom and Dynamic Game using Gamification Techniques to Children from 4 to 5 years old," 2019 14th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Coimbra, Portugal, 2019, pp. 1-5, doi: 10.23919/CISTI.2019.8760593.

IBGE, Censo 2010. PNS 2013: Em dois anos, mais da metade dos nascimentos ocorreram por cesariana. [S. l.], 21 ago. 2015. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo.html?busca=1&id=1&idnoticia=2965&t=pns-2013-dois-anos-mais-metade-nascimentos-ocorreram-cesariana&view=noticia. Acesso em: 15 maio 2020.
Publicado
26/10/2020
Como Citar

Selecione um Formato
NUNES, Samilly; OLIVEIRA, Leonardo; NASCIMENTO, Lívia; OLIVEIRA, Elthon. Tellfunny 2.0: O uso de recompensas para o estímulo à prática. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 20. , 2020, Arapiraca-AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 257-262.