Um relato de experiência da Extensão Universitária como prática formativa de estudantes de Sistemas de Informação
Resumo
Uma das grandes preocupações acadêmicas atuais é fazer com que o estudante vivencie as práticas da sua área ainda na graduação, visando minimizar o impacto que terão ao concluírem seus cursos e permitir a entrada efetiva no mercado de trabalho. Neste contexto, o presente artigo relata a experiência com o projeto de extensão Fábrica de Software Acadêmica, que teve o objetivo de promover a estudantes do curso de Sistemas de Informação a vivência do processo de produção de software. Os resultados demonstram que o projeto motivou e externou a criatividade dos participantes, criando significante metodologia de ensino a ser replicada nas comunidades acadêmicas de Computação.
Referências
Dall'oglio, Pablo. (2009) “PHP Programando com Orientação a Objetos”. Editora: Novatec. São Paulo –SP.
Mourão, A. Bastos. (2017) Uma proposta da eficiência do uso da Metodologia Ativa Baseada em Problemas, utilizando Dojo de Programação, aplicada na disciplina de Lógica de Programação. Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola (WIE 2017).
OECD. (2012) Education at glance 2012: OECD Indicators. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1787/eag-2012-em. Acesso em: out. 2019.
Oliveira, Lucas Furtado de; Claro, Fernando Salles. (2013) Entendendo a tríade modelview-controller (mvc) utilizando padrões de projeto de software orientado a objetos. Conic-Semesp 2013. Disponível em: http://conicsemesp.org.br/anais/files/2013/trabalho-1000014483.pdf . Acesso em: fev. 2019.
Santos, J., Souza, C., Santos, T., Alves, P., & Santos, D. (2017). Contribuições da Extensão Universitária na formação social, acadêmica e profissional dos estudantes de Computação. In 25º Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2017). Porto Alegre: SBC.
SANTOS, Vinicius Dantas et al.. "Estudo sobre um modelo de educação ultrapassado". Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21011 .
Souza, Samir Cristino de; Dourado, Luis. (2015) Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Editora HOLOS, 2015, v. 5, 182-200.