Utilização dos eSports como ferramenta de Extensão para Integração com a Comunidade: Um Relato de Experiência

  • Laion Manfroi UNIFESO
  • Gustavo de Almeida UNIFESO
  • Victor Santana UNIFESO
  • Carlos V. Neto UNIFESO
  • Renan Souza UNIFESO
  • Iury Saldanha UNIFESO
  • João dos Santos UNIFESO

Resumo


A cultura dos jogos eletrônicos está amplamente presente na sociedade moderna. A partir da capacidade de popularização e profissionalização deste tipo de entretenimento, o termo “eSports” (esportes eletrônicos) foi adotado para definir os modos de competições utilizando vídeo games. Neste artigo é abordada a importância dos eSports nos processos que geram oportunidades na região serrana do RJ. íE observado que esta nova modalidade de esporte é dependente de muito mais do que apenas jogadores e espectadores; também deve estar presente a cultura tecnológica baseada nos aspectos sociais e na integração entre as pessoas. O intuito deste artigo é apresentar os resultados do campeonato denominado “Owl e-Cup” e demonstrar o impacto possibilitado através da criação deste cenário para todos aqueles que desejam entrar nesta área, tornando Teresópolis/RJ um polo de desenvolvimento de novos talentos do eSports, uma das principais profissões desta nova era.

Referências

Albino, R. D. (2016). Analisando fatores que inuenciam o uso das TIC em escolas brasileiras. CONF-IRM 2016 Proceedings. 62. http://aisel.aisnet.org/conrm2016/62.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas, 4th edition.

Gutierrez, B. (2017). Universidade brasileira dá bolsa de estudos para pro players de lol, disponível em: https://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2017/01/31/universidadebrasileira-da-bolsa-de-estudos-para-pro-players-de-lol.htm.

Stables, S. (2016). Generation Z. Waterloo Publishing, 1th edition.

Unifeso, N. (2018). Gamers participam da ii maratona de games do unifeso. disponível em: http://www.unifeso.edu.br/noticia.php?n=gamers-participam-de-ii-maratona-nounifeso.

Vieira, R. S. (2011). O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação: um estudo sobre a percepção do professor/aluno. Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), v. 10, p.66-72.

Wazlawick, R. (2014). Metodologia de pesquisa para Ciência da Computação. Elsevier, 2th edition.

Zabalza, M. A. (2004). O Ensino Universitário: Seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed.
Publicado
26/10/2020
Como Citar

Selecione um Formato
MANFROI, Laion; DE ALMEIDA, Gustavo; SANTANA, Victor; V. NETO, Carlos; SOUZA, Renan; SALDANHA, Iury; DOS SANTOS, João. Utilização dos eSports como ferramenta de Extensão para Integração com a Comunidade: Um Relato de Experiência. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 20. , 2020, Arapiraca-AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 291-300.