MAPA: Módulo Avançado de Programação com Arduino, uma ferramenta de inicialização a robótica

  • Joseane Silva IFAL
  • Leonardo Silva IFAL

Resumo


O número de evasões e desistências no curso técnico subsequente de informática para internet é um indicador preocupante para o IFAL Campus Rio Largo. Uma das formas de combater esse problema tem sido envolver os alunos em atividades relacionadas à robótica. Com isso, no âmbito de um projeto de ensino, desenvolveu-se um dispositivo chamado MAPA que serve como ferramenta de aprendizagem para alunos que estão iniciando a programar. Essa ferramenta utiliza o ambiente de programação do Arduino e permite que o aluno aplique diversos conceitos de programação estruturada interagindo com LEDs, botões e outros componentes instalados no MAPA, visando, assim, aumentar seu interesse em aprender a programar.

Referências

ALMEIDA DE ALBUQUERQUE, Marcos Fred; LIMA, Emerson Ferreira de Araújo; DA SILVA, Maykon Wanderley Leite Alves. Kit prático para aplicação em robótica educativa utilizando lixo tecnológico. In: VII CONNEPI-Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. 2012.

CASTILHO, Maria Inês. Robótica na Educação: Com que objetivos. Monografia de Especialização em Informática na Educação. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.

MCROBERTS, M. Arduino Básico. São Paulo: Novatec, 2015.

NUNES, Edinéia G. et al. Ensino de Programação utilizando Robótica Educacional. RIBEIRO, Paula Ceccon; MARTINS, Carlos Bazílio; BERNARDINI, Flávia Cristina. A Robótica como Ferramenta de Apoio ao Ensino de Disciplinas de Programação em Cursos de Computação e Engenharia. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2011. p. 1108-1117.

FRANCO, Matheus E.; BARRA, Breno M.; MOREIRA, Rosana A.; DIAS, Caio C.. Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Robótica e Automação Como Fator Motivacional Para Estudantes de Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. , 2018, Natal. Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, july 2018. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3485.

DA SILVA, Francisco Ioneiton; SCHERER, Daniel. Praxedes: protótipo de um kit educacional de robótica baseado na plataforma Arduino. EaD & Tecnologias Digitais na Educação, Dourados, v. 1, n. 1, p. 44-56, set. 2013. ISSN 2318-4051. Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/2654 . Acesso em: 12 mar. 2020.
Publicado
26/10/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Joseane; SILVA, Leonardo. MAPA: Módulo Avançado de Programação com Arduino, uma ferramenta de inicialização a robótica. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 20. , 2020, Arapiraca-AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 301-310.