Jogo Mobile para Aprendizagem Lúdica de Língua Inglesa para Pessoas com Deficiência Visual

  • Valmir Vinicius Santos UEFS
  • Claudia Pereira UEFS

Resumo


Apesar da evolução dos métodos de ensino e aprendizagem, ainda são tímidas as iniciativas que buscam a promoção da acessibilidade. Nesse sentido, o trabalho propõe um jogo mobile para aprendizagem lúdica da língua inglesa por pessoas com deficiência visual. Voltado para o público infantojuvenil, a aplicação utiliza a música como meio para construção de conhecimentos. Composto por dois desafios, o jogo apresenta, além de interface visual acessível, mecanismo para descrição de texto em áudio. O desenvolvimento da ferramenta vem sendo conduzido com base nos insumos obtidos através de um procedimento de Mapeamento Sistemático. Nesse trabalho, serão descritos demais procedimentos metodológicos, assim como a implementação, a dinâmica de jogo e os resultados preliminares.

Referências

Araújo, U. (2011). A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social. ETD-Educação Temática Digital, 12:31–48.

Caroni, M. L. S., Basso, R. A. A. (2014). O Ensino de Língua Inglesa por meio de Músicas. Os Desaos da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 1:2–19.

CBO (2019). As condições de saúde ocular no brasil. Disponível em: http://www.cbo. com.br/novo/publicacoes/condicoes saude ocular brasil2019.pdf. Acesso em 10 mar. 2020.

Cornillie, F., Clarebouta, G., Desmeta, P. (2012). The role of feedback in foreign language learning through digital role playing games. The Procedia Social and Behavioral Sciences, 34:49–53.

Dantas, R., Medrado, B. (2012). Ela sempre tava do nosso lado: Percepções da inclusão por alunos decientes visuais em aulas de língua inglesa. Línguas & Letras, 13(24):13– 34.

Fey, C. F. M., Pallú, N. M. (2016). Estratégias de Ensino para a Aquisição Vocabular em Inglês. Os Desaos da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 1:2–22.

FGV (2019). 30a pesquisa anual do fgvcia da fgv/eaesp. Disponível em: https://eaesp.fgv.br/ensinoeconhecimento/centros/cia/pesquisa. Acesso em 26 fev. 2020.

Fizek, S., Woletz, J., Beksa, J. (2015). Playing with sound and gesture in digital audio games. from prototype design to evaluation. Mensch und Computer Workshopband.

Fonseca, A. G. C. F. (2013). Aprendizagem, mobilidade e convergência: Mobile learning com celulares e smartphones. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, 2(2):265–283.

Holden, S. (2009). O ensino da língua inglesa nos dias atuais. Special BookServices Livraria.

IBGE (2010). Censo. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/. Acesso em 23 fev. 2020.

Kitichaiwat, P., Thongsuk, M., Ngamsuriyaroj, S. (2014). Melody touch: A game for learning english from songs. Third ICT International Student Project Conference.

Lima, L. R. (2004). A questão cultural. In O uso de canções no ensino de Inglês como língua estrangeira, volume 1, pages 173–192. EDUFBa.

Motta, L. M. V. M. (2016). Audiodescrição na Escola. Abrindo Caminhos Para Leitura de Mundo. Pontes.

Nuernberg, A. H. (2008). Contribuições de vigotski para a educação de pessoas com deciência visual. Psicologia em Estudo, 13:307–316.

Oliveira, S. (2008). Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira. Trabalhos em Linguística Aplicada, 47:91–117.

OMS (2019). Blindness and vision impairment. Disponível em: https://www.who.int/ news-room/fact-sheets/detail/blindness-and-visual-impairment. Acesso em 10 mar. 2020.

ONU (2018). Realization of the sustainable development goals by, for and with persons with disabilities. Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais. https://www.gcedclearinghouse.org/sites/default/les/resources/190077eng.pdf. Acesso em 10 ago. 2020.

Silva, J. O. (2011). Música na sala de aula: uma ferramenta no processo de ensino e aprendizagem de inglês. Anais da IV Semana de Letras – UFAL.

Silva, M. O., Malta, A. R., F. A. Santos, K. E. O. S. (2015). Once upon a story: proposta de software educativo para o ensino de língua inglesa. Proceedings of SBGames.

Sobral, F. V., Umeres, L. F., Schanoski, W., Bartelmebs, R. C., Assis, M. V. O. d. (2017). A Utilização de Role Playing Games Digitais como Ferramenta Complementar no Processo de Aprendizagem de Crianças Decientes Visuais. Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.

TV Escola (2000). Deciência visual. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/decienciavisual.pdf. Acesso em 10 mar. 2020.

Vygotski, L. S. (1997). Obras Escogidas V: Fundamentos de defectología. Visor.

W3C (2018). Web content accessibility guidelines (wcag) 2.1. Disponível em: https://www.w3.org/TR/WCAG21/. Acesso em 27 fev. 2020.
Publicado
26/10/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Valmir Vinicius; PEREIRA, Claudia. Jogo Mobile para Aprendizagem Lúdica de Língua Inglesa para Pessoas com Deficiência Visual. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 20. , 2020, Arapiraca-AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 311-320.