Uma ferramenta para apoiar generalização de feedback em disciplinas de programação introdutória

  • Luiz Fernando da Silva UFAL
  • Alexandre Barbosa UFAL

Resumo


Os conceitos básicos de programação fazem parte das disciplinas de programação introdutória, sendo de grande importância para a formação dos estudantes. Geralmente para avaliar o entendimento destes conceitos, os professores adotam atividades práticas de codificação, o que pode ser uma tarefa difícil, caso o feedback do professor não esteja em tempo adequado, podendo levar o aluno a desconhecer se o seu entendimento é correto. Para minimizar dificuldades desta natureza, diversos recursos computacionais são buscados pelos docentes. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ferramenta, que auxilie na generalização de feedback por meio de agrupamentos de códigos baseados em métricas de software.

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Publicado
26/10/2020
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DA SILVA, Luiz Fernando; BARBOSA, Alexandre. Uma ferramenta para apoiar generalização de feedback em disciplinas de programação introdutória. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 20. , 2020, Arapiraca-AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 321-330.