Projetos Educacionais 3.0 em Salas de Aula: Um Relato de Experiência

  • Rafael Silva UFAL
  • Lucas Lisboa UFAL
  • Jadson Costa UFAL
  • Bruno Pimentel UFAL

Resumo


Este artigo propõe uma abordagem que customiza a metodologia de gestão de projetos PMBoK para projetos de extensão acadêmica em institutos de ensino superior. Esta abordagem implementa grande parte dos processos do PMBoK e cria novos mecanismos capazes de dinamizar o aprendizado durante a organização e realização destes projetos. Realizou-se um experimento com 10 projetos de extensão implementados em turmas da disciplina de Gestão de Projetos no Instituto de Computação da UFAL ao longo de 8 anos com o foco em capturar as deficiências e as forças da estratégia PBL para o processo de ensino e aprendizagem. Variou-se a temática dos eventos e o lugar de realização destes, forçando as equipes a se relacionarem com diferentes stakeholders e grupos de alunos. Como resultado, constata-se que a abordagem é eficiente para melhorar as competências relacionadas a um projeto e a aumentar o engajamento e o aprendizado através da prática.

Referências

de Souza, S. C. and Dourado, L. (2015). Aprendizagem baseada em problemas (abp): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, 5:182–200.

Dos Santos, S. C. (2016). Pbl-see: An authentic assessment model for pbl-based software engineering education. IEEE Transactions on Education, 60(2):120–126.

Gerstein, J. (2014). Moving from education 1.0 through education 2.0 towards education 3.0. Press.

Keats, D. and Schmidt, J. P. (2007). The genesis and emergence of education 3.0 in higher education and its potential for africa. First Monday, 12(3).

Kokotsaki, D., Menzies, V., and Wiggins, A. (2016). Project-based learning: A review of the literature. Improving schools, 19(3):267–277.

Lengel, J. G. (2013). Education 3.0: Seven steps to better schools. Teachers College

Rose, K. H. (2013). A guide to the project management body of knowledge (pmbok R(cid:13) guide)—fth edition. Project management journal, 44(3):e1–e1.

Sato, Y., Hazeyama, A., Nakamura, S., and Miyadera, Y. (2017). Design of a pbl workow model suitable for learners situations. In 2017 IEEE 9th International Conference on Engineering Education (ICEED), pages 186–191. IEEE.

Songkram, N., Chootongchai, S., Khlaisang, J., and Koraneekij, P. (2019). Education 3.0 system to enhance twenty-rst century skills for higher education learners in thailand. Interactive Learning Environments, pages 1–17.

van Rooij, S. W. (2009). Scaffolding project-based learning with the project management body of knowledge (pmbok R(cid:13)). Computers & Education, 52(1):210–219.

Wiggins, B. L., Eddy, S. L., Wener-Fligner, L., Freisem, K., Grunspan, D. Z., Theobald, E. J., Timbrook, J., and Crowe, A. J. (2017). Aspect: A survey to assess student perspective of engagement in an active-learning classroom. CBE—Life Sciences Education, 16(2):ar32.
Publicado
26/10/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Rafael; LISBOA, Lucas; COSTA, Jadson; PIMENTEL, Bruno. Projetos Educacionais 3.0 em Salas de Aula: Um Relato de Experiência. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 20. , 2020, Arapiraca-AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 331-340.