Projetos Educacionais 3.0 em Salas de Aula: Um Relato de Experiência

  • Rafael Silva UFAL
  • Lucas Lisboa UFAL
  • Jadson Costa UFAL
  • Bruno Pimentel UFAL

Resumo


Este artigo propõe uma abordagem que customiza a metodologia de gestão de projetos PMBoK para projetos de extensão acadêmica em institutos de ensino superior. Esta abordagem implementa grande parte dos processos do PMBoK e cria novos mecanismos capazes de dinamizar o aprendizado durante a organização e realização destes projetos. Realizou-se um experimento com 10 projetos de extensão implementados em turmas da disciplina de Gestão de Projetos no Instituto de Computação da UFAL ao longo de 8 anos com o foco em capturar as deficiências e as forças da estratégia PBL para o processo de ensino e aprendizagem. Variou-se a temática dos eventos e o lugar de realização destes, forçando as equipes a se relacionarem com diferentes stakeholders e grupos de alunos. Como resultado, constata-se que a abordagem é eficiente para melhorar as competências relacionadas a um projeto e a aumentar o engajamento e o aprendizado através da prática.

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Publicado
26/10/2020
SILVA, Rafael; LISBOA, Lucas; COSTA, Jadson; PIMENTEL, Bruno. Projetos Educacionais 3.0 em Salas de Aula: Um Relato de Experiência. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 20. , 2020, Arapiraca-AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 331-340.