Avaliação de Satisfação de Meninas em Curso de Desenvolvimento Mobile
Resumo
Atualmente, o pensamento computacional é uma competência que deve estar presente em qualquer cidadão e pode ser desenvolvida através do ensino de programação e robótica. O projeto Meninas Digitais Regional Sergipe, em seu segundo ano de execução, realizou um curso de desenvolvimento mobile utilizando a ferramenta App Inventor2. Duas avaliações foram realizadas para detectar a satisfação de alunos e instrutores em dois momentos do curso. Como resultado final, nos dois grupos observou-se uma melhora na satisfação após a expansão das práticas e sensibilização das alunas em relação aos benefícios do conhecimento adquirido.Referências
de Menezes, J. S., de Santana, C. O., Oliveira, C. V. d. S., Santos, A. C. d. N., da Silva, P. S., Santos, A. d. J., Júnior, G. P. d. S., and Farias, M. A. d. F. (2019). Meninas digitais–regional sergipe: um despertar para a informática. Anais do Computer on the Beach, pages 649–656.
IPT (2020). A mulher na ciência e tecnologia. Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Disponível em: https://www.ipt.br/institucional/campanhas/8-a_mulher_na_ciencia_e_tecnologia.htm. Acessado: 29 mar. 2020.
Maciel, C. and Bim, S. A. (2017). Programa meninas digitais–ações para divulgar a computação para meninas do ensino médio. Anais do Computer on the Beach, pages 327–336.
MIT, M. L. (2020a). MIT App Inventor. Acesso em: 10 ago. 2020. Disponível em: http://appinventor.mit.edu.
MIT, M. L. (2020b). Sobre App Inventor. Acesso em: 30 mar. 2020. Disponível em: http://appinventor.mit.edu/about-us.
Nikou, S. A. and Economides, A. A. (2014). Transition in student motivation during a scratch and an app inventor course. In 2014 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), pages 1042–1045. IEEE.
Noemi, D. (2020). Pensamento computacional: saiba como aplicar à realidade das escolas. Acesso em: 30 mar. 2020. Disponível em: https://escolasdisruptivas.com.br/metodologias-inovadoras/pensamentocomputacional/.
Papadakis, S., Kalogiannakis, M., Orfanakis, V., and Zaranis, N. (2014). Novice programming environments. scratch & app inventor: a first comparison. In Proceedings of the 2014 workshop on interaction design in educational environments, pages 1–7.
Papadakis, S., Kalogiannakis, M., Zaranis, N., and Orfanakis, V. (2016). Using scratch and app inventor for teaching introductory programming in secondary education. a case study. International Journal of Technology Enhanced Learning, 8(3-4):217–233.
Patton, E. W., Tissenbaum, M., and Harunani, F. (2019). MIT App Inventor: Objectives, Design, and Development, pages 31–49. Springer Singapore, Singapore.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
IPT (2020). A mulher na ciência e tecnologia. Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Disponível em: https://www.ipt.br/institucional/campanhas/8-a_mulher_na_ciencia_e_tecnologia.htm. Acessado: 29 mar. 2020.
Maciel, C. and Bim, S. A. (2017). Programa meninas digitais–ações para divulgar a computação para meninas do ensino médio. Anais do Computer on the Beach, pages 327–336.
MIT, M. L. (2020a). MIT App Inventor. Acesso em: 10 ago. 2020. Disponível em: http://appinventor.mit.edu.
MIT, M. L. (2020b). Sobre App Inventor. Acesso em: 30 mar. 2020. Disponível em: http://appinventor.mit.edu/about-us.
Nikou, S. A. and Economides, A. A. (2014). Transition in student motivation during a scratch and an app inventor course. In 2014 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), pages 1042–1045. IEEE.
Noemi, D. (2020). Pensamento computacional: saiba como aplicar à realidade das escolas. Acesso em: 30 mar. 2020. Disponível em: https://escolasdisruptivas.com.br/metodologias-inovadoras/pensamentocomputacional/.
Papadakis, S., Kalogiannakis, M., Orfanakis, V., and Zaranis, N. (2014). Novice programming environments. scratch & app inventor: a first comparison. In Proceedings of the 2014 workshop on interaction design in educational environments, pages 1–7.
Papadakis, S., Kalogiannakis, M., Zaranis, N., and Orfanakis, V. (2016). Using scratch and app inventor for teaching introductory programming in secondary education. a case study. International Journal of Technology Enhanced Learning, 8(3-4):217–233.
Patton, E. W., Tissenbaum, M., and Harunani, F. (2019). MIT App Inventor: Objectives, Design, and Development, pages 31–49. Springer Singapore, Singapore.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Publicado
26/10/2020
Como Citar
DE MENEZES, Jislane; DE SANTANA, Cristiane; DOS SANTOS JÚNIOR, Gilson; DA SILVA, Paloma; ARAUJO, Lucas; BARRETO, Larissa; FRAGA, Leandro.
Avaliação de Satisfação de Meninas em Curso de Desenvolvimento Mobile. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 20. , 2020, Arapiraca-AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 357-366.