O projeto "Centro de Inclusão Digital" e sua importância sociocultural para jovens universitários

  • Lívia Cristina do Nascimento UFAL
  • José Bruno Santos UFAL
  • Marcos Aurélio Oliveira UFAL
  • Rômulo de Oliveira UFAL

Resumo


Diante da era digital, em que ter acesso a informação de maneira rápida, estar conectado a redes e tecnologia tornou-se de extrema importância. Tratar sobre inclusão digital, tornou-se urgente e necessário. De acordo com [Duran 2008], o alfabetismo digital é sinônimo de desenvolvimento, uma vez que ao conhecer e fazer uso das tecnologias e redes o indivíduo terá cada vez mais acesso à informação e estará aberto às possibilidades do mundo cibernético. Entretanto, nem todos têm acesso à oportunidades de ensino, principalmente no interior do Estado. O presente trabalho tem por objetivo mostrar as atividades desenvolvidas pelo Centro de Inclusão Digital da UFAL, como facilitador dessa inclusão.

Referências

Carvalho , Márcia, and Fábio D. Waltenberg. "Desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior no Brasil: uma comparação entre 2003 e 2013." Economia Aplicada 19.2 (2015): 369-396.

Neto, Hermínio Borges, and Eduardo Santos Junqueira Rodrigues. "O que é inclusão digital? Um novo referencial teórico." Linhas Críticas 15.29 (2009): 345-362.

Silva, Helena, et al. "Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania." Ciência da Informação 34.1 (2005): 28-36.

Fernandes, Marcelo Costa, et al. "Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas." Educação em Revista 28.4 (2012): 169-194.

Projeto Inclusão Digital: Ensinando e Aprendendo na Comunidade CNPq. Tubarão, 2011. Disponível em: http://www.unisul.br/wps/wcm/connect/eb6f2976-edf7-44b6-8a01-b177718525a9/projeto-inclusao-digital-extensao-2016-tb.pdf?MOD=AJPERES. Acesso em: 20 de maio de 2020.

Preto, Nelson, Joseilda Sampaio SOUZA, and Telma Brito ROCHA. "Tabuleiro digital: uma experiência de inclusão digital em ambiente educacional." Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA (2011): 163-182. Disponível em: http://books.scielo.org/id/qfgmr/pdf/bonilla-9788523212063-10.pdf. Acesso em: 18 de maio de 2020

Duran, Débora. Alfabetismo digital e desenvolvimento: das afirmações às interrogações. Diss. Universidade de São Paulo, 2008. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07052013-162230/publico/debora.pdf. Acesso em: 23 de maio de 2020.

Perfil socioeconômico e cultural dos(as) estudantes da UFAL [https://ufal.br/estudante/assistencia-estudantil/publicacoes/ebook-perfil-dos-estudantes.pdf/view] : coleção UFAL e políticas públicas de gestão na educação superior / Maceió : EDUFAL : Proest, 2020. Acesso em: 18 de maio de 2020.

Cunha, Simone Miguez, and Denise Madruga Carrilho. "O processo de adaptação ao ensino superior e o rendimento acadêmico." Psicologia escolar e educacional 9.2 (2005): 215-224.

Lemos, André. "Cidade digital: portais, inclusão e redes no Brasil." (2007). Salvador: EDUFBA, 2007

Alonso, Luiza Beth Nunes, Edilson Ferneda, and Gislane Pereira Santana. "Inclusão digital e inclusão social: contribuições teóricas e metodológicas." Barbarói (2010): 154-177
Publicado
26/10/2020
Como Citar

Selecione um Formato
DO NASCIMENTO, Lívia Cristina; SANTOS, José Bruno; OLIVEIRA, Marcos Aurélio; DE OLIVEIRA, Rômulo. O projeto "Centro de Inclusão Digital" e sua importância sociocultural para jovens universitários. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 20. , 2020, Arapiraca-AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 367-375.